Adriano do Corinthians assina termo de compromisso com projeto social que beneficiará diretamente 400 mil crianças.
Adriano recebeu em sua casa o presidente do IDECACE - Instituto para o Desenvolvimento da Criança e Adolescente pela Cultura e Esporte – Wilson Cardoso para confirmar sua presença no projeto Brasil Rumo 2016: “Eu faço questão de fazer parte desse projeto e não apenas com meu nome, quero participar efetivamente do programa. O esporte me ajudou a não entrar para a criminalidade e me deu uma vida digna. Faço parte dessa realidade, fui uma dessas crianças. Quero oferecer oportunidade através desse projeto para as crianças do Brasil. O Programa Brasil Rumo 2016 é fantástico, pois além de detectar talentos esportivos de alto rendimento, irá direcionar os que não têm à sua vocação profissional, para que haja 100% de inclusão social”, enfatizou Adriano.
O Projeto que estava em andamento com o Adriano entre outros atletas desde 2011, entrou em vigor neste mês (fevereiro).
IDECACE firma programa para as Olimpíadas 2016 com detecção de novos talentos no esporte e em carreiras profissionais.
Brasil Rumo 2016 programa que visa à inclusão de jovens no esporte e na vida profissional é apoiado por autoridades do esporte e apadrinhado por alguns dos maiores atletas olímpicos do Brasil.
Idealizado pela entidade sem fins lucrativos IDECACE - Instituto para o Desenvolvimento da Criança e Adolescente pela Cultura e Esporte - Um grupo de profissionais envolvidos com o esporte como Adriano do Corinthians, Jadel Gregório do Atletismo, Marcel do Basquete, Amaury do Vôlei, o judoca Branco Zanol, o preparador físico do Corinthians e técnico de atletas olímpicos Antônio Carlos Gomes, o pesquisador científico Paulo Roberto Ribas e Wilson Cardoso presidente do Instituto, Brasil Rumo 2016 tem como objetivo a inclusão social de crianças e adolescentes no Brasil. O programa oferece base aos estados brasileiros na inclusão social, formação de atletas, adequação e criação de infraestrutura esportiva, detecção de talentos esportivos (DTE**) e orientação vocacional.
** A Metodologia DTE (Detecção de Talentos Esportivos), desenvolvida pelos parceiros do IDECACE, Projeto Esporte Criança – PEC e UFSCar através do instituto INOVA, oferece um conjunto de avaliações e análises incluindo polimorfismos do DNA humano das características atléticas e psicológicas de adolescentes, com indicação para o esporte, que mapeiam a proficiência motora, as condições biológicas, nutricionais e psicossociais e que indiquem potencialidades esportivas para o treinamento nos seus núcleos de esporte. Através dessa metodologia é possível detectar talentos esportivos de alto rendimento ou sua vocação profissional, para que haja 100% de inclusão social.
“Nosso principal desafio é montar um programa com formato de gestão padronizado. Usaremos como base as escolas e projetos sociais que envolvam crianças e adolescentes buscando jovens para a prática do esporte de alto rendimento e acima de tudo fazer inclusão social”, afirmou Wilson Cardoso, presidente do IDECACE.
Sobre o programa “Brasil Rumo 2016” –
Idealizadores pelo presidente do idecace e um conselho Notáveis pessoas de destaque nacional, patriotas natos, visionários natos, empreendedores, sonhadores, idealistas, de reputação e ética, que colaboram (honorariamente) com idéias. Entre eles estão: Ricardo Bastos – Vice Presidente da America latina da Johnson & Johnson, Bebeto Haddad - Secretário de Esportes da Cidade São Paulo, Dr. Antonio Carlos -PHD em Teoria e Metodologia da Educação Física e dos Esportes, Dinei Pasqualini -Diretor do Projeto do PEC, e o preparador físico Antônio Carlos Gomes. O programa iniciou em 2007 nos jogos Pan-Americano do Rio e vai atender diretamente 400 mil crianças no período de 5 (cinco) anos e indiretamente 6 milhões, através da Rede Pública de ensino, projeto Força no Esporte do Ministério da Defesa e Clubes Escola da prefeitura de São Paulo. Além de planejar e transformar centros olímpicos em referência nacional. Tem também como meta: Formar atletas de alto rendimento nos principais estados brasileiros; Formar instituições para os atletas olímpicos, com o objetivo principal na transferência de conhecimento; Estruturar metodologias dos atletas em livros e gestão de centros; Realizar parceria com confederações esportivas; Criar bolsa de estágio para os participantes do programa; E desenvolver e fornecer material didático para alunos e professores da Rede Pública ressaltando o esporte como ferramenta de inclusão social.
O programa conta ainda com sistema de gestão de centros esportivos, e campanha social para envolvimento da população: “O objetivo do programa é ser referência no país nas questões que envolvam sustentabilidade social, instrumentalizando governos, pessoas, empresas e organizações não governamentais”, conclui Cardoso.
Sobre o IDECACE - O Instituto para o Desenvolvimento da Criança e Adolescente pela Cultura e Esporte é uma entidade de interesse público (OSCIP), que tem como pressuposto a inclusão da criança e do adolescente na sociedade brasileira. Fundado em 2005, o Instituto tem como presidente Wilson Cardoso, e acumula mais de 200 mil crianças atendidas em todo o Brasil, em eventos e programas cuja base são os três setores: Esporte, Cultura e Educação. Alguns programas desenvolvidos: Passagem da Tocha Olímpica – Pan Rio 2007; Comunidade Integrada ao Parapan Rio 2007; Filhos do Brasil - Exposição itinerante de enormes outdoors criados por fotógrafos de várias regiões do Brasil, abordando o problema da criança e do adolescente no país.
MCAtrês Assessoria em Comunicação e Marketing
Jornalista: Jorge Pessoa: atendimento2@mcatres.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário