quinta-feira, 24 de maio de 2012

CAIXA CULTURAL SP APRESENTA MARIA CREUZA EM HOMENAGEM A BADEN POWELL


CAIXA CULTURAL SP APRESENTA MARIA CREUZA EM HOMENAGEM A BADEN POWELL



Com o mote “É melhor ser alegre, que ser triste”, a cantora também traz músicas de Vinicius de Moraes e Tom Jobim



CAIXA Cultural São Paulo apresenta do dia 01 a 03 de junho de 2012 o espetáculo “É melhor ser alegre, que ser triste”, com a cantora Maria Creuza interpretando os afros-sambas de Baden Powell. Muitos foram feitos em parceria com Vinicius de Moraes, que tinha Maria Creuza como sua cantora preferida. A entrada é gratuita e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

“Berimbau”, “Samba em prelúdio”, “Samba da Benção”, “Pra que chorar”, entre outros clássicos, fazem parte do repertório do show. Além das composições de Baden e Vinícius, Maria Creuza também canta músicas de outros mestres da Bossa Nova eternizadas em sua voz, como por exemplo, Tom Jobim.

O espetáculo recebe o mesmo nome de seu CD mais recente, dedicado à obra de Baden Powell, “É melhor ser alegre que ser triste...”. Atualmente relança sua gravação “Maria Creuza ao vivo”.



Sobre a cantora:

Maria Creuza, cantora baiana que ainda adolescente, destacou-se como crooner do grupo 'Es Girls, o que lhe valeu o convite para se apresentar em programas de emissoras de rádio. Ela gravou músicas em inglês, contratada por uma gravadora local e, por quatro anos, comandou o "Encontro com Maria Creuza" (da TV Itapoan, de Salvador).

Em 1969, a canção "Mirante" (de Aldir Blanc e César Costa Filho) deu a Maria Creuza o o prêmio de Melhor Intérprete e o terceiro lugar no "IV Festival Universitário da Canção Popular", do Rio de Janeiro. Naquele ano, Creuza interpretou "Catendê" (de Antonio Carlos e Jocafi) no "V Festival da Música Popular Brasileira" (da TV Record).

Em 1970, Maria Creuza foi convidada por Vinicius de Moraes para participar de uma excursão pelo Uruguai (em Punta del Este, com Dorival Caymmi) e Argentina (em Mar del Plata, com Toquinho). Na Argentina, a cantora baiana gravou com o poeta e Toquinho o álbum "Vinícius En La Fusa com Maria Creuza e Toquinho", um dos melhores LPs gravados ao vivo da música brasileira.

Em 1972, Maria Creuza lançou com Vinicius de Moraes e Toquinho o álbum "Eu sei que vou te amar", que incluía ainda "Se Todos Fossem Iguais A Você" e "Que Maravilha" (de Toquinho e Jorge Ben), entre outras, seguindo em turnê na França e na Itália. Naquela ano, ela gravou o LP "Maria Creuza". Em 1973, a cantora lançou o disco "Eu disse adeus", com destaque para a faixa-título do LP (de Roberto Carlos), "Feijãozinho com Torresmo" (de Walter Queiroz) e "Apelo" (de Baden Powell e Vinicius de Moraes). O álbum foi lançado também em espanhol para o mercado europeu.

Em 1991, Maria Creuza gravou "Todo sentimento", álbum que incluia "Na baixa do sapateiro" (de Ary Barroso) e "Chuvas de verão" (de Fernando Lobo). Dois anos depois, a cantora participou do songbook de Vinicius de Moraes, dividindo com Carlos Lyra a faixa "Samba da bênção" (de Baden Powell e Vinicius de Moraes). Em dezembro de 1998, Maria Creuza integrou o elenco de cantores que apresentou, no auditório da Academia Brasileira de Letras, as "14 Canções do Século" - escolhidas pela crítica especializada do Rio de Janeiro e de São Paulo para celebrar o centenário da Academia.

Em 2001, seus LPs "Eu disse adeus" (1973) e "Poético" (1982) foram relançados e dois anos depois a cantora gravou o álbum "Você e eu", interpretando obras de Vinicius de Moraes, que contou com a participação de Roberto Menescal ao violão. Em 2006, foi lançado o álbum "Maria Creuza Ao Vivo", gravado no Teatro Guaíra (de Curitiba). No repertório, "A Felicidade", "Eu sei que vou te amar", "Chega de saudade", "Garota de Ipanema", "Tarde em Itapoã" (de Toquinho e Vinicius de Moraes), "Berimbau" (de Baden Powell e Vinicius de Moraes), "Rosa Morena" (de Dorival Caymmi) e "Você abusou" (de Antonio Carlos e Jocafi), entre outras.



Ficha Técnica:

Cantora: Maria Creuza

Teclados e direção artística: Victor Velez

Baixo: Heber Calura (Jacaré)

Violão: Alex Moraes   

Bateria: Felipe Martins

Coordenação de produção: Vanderley Lopes

Produção executiva: Glauker Bernardes e Magnólia Werneck

Produção local: Danilo Sangioy 

Sonorização e iluminação: Estúdio Loop



SERVIÇO:

Espetáculo Maria Creuza: ‘É melhor ser alegre, que ser triste’, homenagem a Baden Powell

Datas: de 01 a 03 de Junho de 2012

Horário: de sexta-feira a domingo, às 19h

Local: CAIXA Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111

Entrada: franca (os ingressos poderão ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência)

Capacidade: 80 lugares

Duração: 60 minutos

Classificação etária14 anos

Informações - Tel: (11) 3321-4400

Acesso para pessoas com necessidades especiais

Patrocínio: Caixa Econômica Federal





Nenhum comentário:

Postar um comentário