Lô Borges e Toquinho abrem o 9º Festival de Inverno de Paranapiacaba no próximo sábado (11)Um hot site foi criado com informações sobre o evento, a Vila e credenciamento para jornalistas
Dois grandes nomes da Música Popular Brasileira, o mineiro Lô Borges, um dos representantes do Clube da Esquina, e o cantor e violonista Toquinho, autor de canções como Tarde em Itapuã (em parceria com Vinicius de Moraes) e Aquarela, abrem a nona edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba no próximo sábado (11). Os shows acontecem respectivamente às 15h e às 18h no palco do Viradouro. Nesse dia a programação começa às 12h com o Sarau Renascentista, no palco do Mercado.
Outras atrações do primeiro dia do FIP 2009 são o Trio Raizz Brasil e o pianista e cantor Erineu Maranesi, que se apresentam às 13h e às 16h no Clube União Lyra-Serrano (ULS). O palco do Mercado terá a peça Molierès às 14h e o grupo Joca 7 Cordas e Regional às 17h. Já o Largo dos Padeiros contará com dois shows do Duo 1.4.5, com o melhor do blues e do rock dos anos 60 e 70, às 13h e às 16h. Para o público infantil a atração será o espetáculo de marionetes Baú de Histórias, às 15h, no Espaço Criança, localizado na Rua Schnoor, s/nº.
No domingo (12), às 13h, a programação começa com a Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil Locomotiva, no Espaço Criança. No mesmo horário é a vez do espetáculo de teatro El Terrible Segredo, no Clube ULS, e do Siri Recheado, que será às 13h e às 16h no Largo dos Padeiros.
O Kleber Albuquerque Duo é a atração do palco do Mercado às 14h. Em seguida, às 15h, o Coral de Santo André, sob comando do maestro Roberto Ondei, apresenta um festival de ópera no Viradouro. No mesmo horário, o Espaço Criança recebe a peça infantil Uma História de Saci. O espetáculo de comédia stand up Las Vergonhas acontece às 16h no Clube ULS e o músico Flavio Barba será o destaque do palco do Mercado às 17h. Fechando o primeiro final de semana do 9º FIP, a cantora Luciana Mello faz show no Viradouro às 18h.
Estrutura do festival
Assim como nos anos anteriores, a Vila de Paranapiacaba oferecerá uma infraestrutura especial para receber o público do Festival de Inverno. Entre os principais serviços estão uma Praça de Alimentação, com dois restaurantes no antigo Mercado e um no Espaço Judô; geradores de energia; 50 banheiros químicos instalados em diferentes pontos na Parte Baixa da vila; Espaço de Artesanato; 18 tendas de 25 m² para apoio e alimentação; três tendas para o Espaço Criança, instalado na rua Schnoor, s/nº; e outras três que estarão nas proximidades dos camarins dos artistas, além de um telão na parte externa do Espaço Viradouro.
Uma equipe de 70 pessoas estará na Vila para receber os visitantes. O esquema de segurança contará com reforço da Polícia Militar e da Guarda Municipal, bem como de seguranças particulares. Nos dias do Festival, o trânsito de veículos será restrito para facilitar o movimento do público e será criada uma rota para circulação na qual só poderão trafegar veículos de moradores, hóspedes das pousadas, a serviço da organização do evento, convidados e representantes da imprensa a trabalho. Também serão criados bolsões de estacionamento para estes automóveis.
O público que for ao festival de carro ou moto terá que deixar o veículo no estacionamento localizado a cerca de 5 km da Vila, cuja capacidade é 3 mil. O valor cobrado (R$ 15, sendo 15% do total revertido para o Fundo Social de Solidariedade) dará direito a transporte gratuito de ônibus do local até a Vila entre 9h e 21h e retorno ao estacionamento das 9h às 23h. Quem preferir ir de transporte público poderá tomar o ônibus que sai do Terminal da estação Prefeito Saladino com destino a Paranapiacaba. Outra opção é ir de trem até a estação de Rio Grande da Serra, de onde também partirão ônibus até a Vila.
Para o atendimento médico, o Pronto Atendimento de Paranapiacaba (Parte Baixa da Vila) funcionará 24h. No local ficará uma ambulância do SAMU. Na Parte Alta haverá outra ambulância de plantão.
Ingresso solidário
Em 2009 os ingressos para os shows do Viradouro e do Clube União Lyra Serrano serão trocados por peças de roupa ou cobertores e limitados a duas unidades por pessoa. A retirada das entradas será feita três horas antes de cada show nos seguintes endereços na Parte Baixa de Paranapiacaba: Centro de Informações Turísticas (Largo dos Padeiros, s/nº); Centro de Visitantes do Parque (Avenida Rodrigues Alves, 473 A); Rua Varanda Velha, 382; Avenida Rodrigues Alves, 28 e Avenida Fox, 436.
Os ingressos antecipados poderão ser trocados nas quartas-feiras que antecedem os shows das 14h às 17h no Teatro Municipal de Santo André (Praça IV Centenário, s/nº - Centro - tel.: 11 4433-0789), no Teatro Conchita de Moraes (Praça Rui Barbosa, s/nº - Santa Terezinha - tel.: 11 4996-2164), e na Casa do Olhar (Rua Campos Sales, 414 – Centro - tel.: 11 4992-7730). Toda a arrecadação será doada para a Campanha do Agasalho 2009, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade da cidade com apoio da Defesa Civil, do Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).
Espaço Sabina
Para proporcionar ao público uma visão entre ciência e arte em um único local, a Sabina - Escola Parque do Conhecimento de Santo André montará na Vila o Espaço Sabina. Estarão à disposição dos visitantes as Sabinotecas, experimentos “móveis” como energia eólica, gerador de Van de Graaff, duplo cone, gerador manual, modelo de olho (lente divergente e convergente) e máquina a vapor.
Já na área da biologia (Sala da Vida) haverá fósseis de dinossauros e outros animais; mandíbula de tubarão Mako, corais, raias violas, tartaruga marinha e cavalo marinho conservados em formol; e animais do serpentário em vidros.
Representando o acervo da microbiologia, um microscópio estará munido com lâminas distintas como fio de cabelo, zooplâncton, formiga e semente de dente de leão.
Hot site
Um site específico para o Festival de Inverno de Paranapiacaba foi lançado. Nele podem ser encontradas informações sobre a vila ferroviária, o histórico do evento, programação completa, fotos e um guia de hospedagem, lugares voltados à alimentação, turismo e outros serviços úteis aos visitantes.
Para a imprensa foi disponibilizada uma área com releases, imagens, fale conosco e credenciamento online. Durante o Festival os jornalistas terão à disposição uma sala com acesso à internet.
Confira mais sobre o FIP no
www.santoandre.sp.gov.br/fip_2009. Outras informações podem ser obtidas no Centro de Informações Turísticas de Paranapiacaba (tel.: 11 4439-0237). Veja a seguir a programação (sujeita a alterações).