No próximo dia 5 de novembro (quinta-feira), às 20 horas, você é nosso convidado (a) para o jantar de lançamento das receitas regionais de Natal, criadas por quatro chefs de cozinha de diferentes cidades: Sertãozinho, Botucatu, Araçatuba e São José dos Campos.
O lançamento em Botucatu, oferecido pelo Departamento de Ação Regional da Fiesp e o SESI-SP, será feito durante jantar, no Ciesp local (Rod. Marechal Rondon, Km 253).
As 36 receitas de Natal foram elaboradas dentro dos princípios do programa Alimente-se Bem, do SESI-SP, que incentiva a utilização de partes não convencionais dos alimentos como folhas, cascas, talos e ramas. O objetivo é evitar o desperdício e garantir mais nutrientes à mesa sem gastar muito. Recentemente, estudo realizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Botucatu, a pedido do SESI-SP, constatou que as partes não convencionais de 39 alimentos conhecidos, como abacaxi, cenoura e jaca, têm mais nutrientes que a polpa.
Toque de mestre
A criatividade foi o tempero principal para resgatar tradições e fazer combinações inusitadas a custo popular – R$ 7,50 por pessoa – que resultaram numa Ceia de Natal econômica.
Das mãos do chef Juarez Paes, professor de gastronomia e representante da culinária de Araçatuba, surgiram receitas como a Salada Taludinha, com talos e folhas de agrião, espinafre e couve, e o Purple Juice, uma exótica combinação de casca e polpa de maracujá com beterraba, mel e leite.
O chef Renan Maiorino, do Bistrô Villa Maiori, de São José dos Campos, utilizou manga, jabuticaba e condimentos, itens comuns na culinária de sua região, para criar algumas receitas. O resultado é um filet mignon suíno com molho de jabuticaba, batatas coradas com alecrim e uma sobremesa inspirada na culinária vietnamita: manga com calda de caramelo, limão e hortelã, acompanhada de sorvete de creme.
A abóbora cabotchan inspirou a chef botucatuense Sônia Mara Abdallah Vizotto, do Buffet Sabor e Mordonia, a criar suas duas sobremesas: o pavê com chocolate ao leite, abóbora e uva-itália e o doce que utiliza a casca da iguaria. O lombo, carne muito apreciada na cidade, ganhou versão recheada com espinafre, requeijão e mussarela. Como acompanhamento, cuscuz agridoce.
De Sertãozinho, a chef Nilse Nardelli, estrela do programa Cozinhando com Estilo (STZ TV), trouxe pratos agridoces, como o frango com abacaxi e castanhas do Brasil, peru recheado com pêssego, maça verde e ameixa vermelha e o virado de rúcula, manga e pamersão. Os quatro menus de Natal criados pelos chefs paulistas mostram que o mais importante é saber combinar ingredientes e utilizá-los de forma saudável, nutritiva e sem desperdício, resgatando o prazer e a sabedoria de alimentar-se bem.
Os pratos criados pelos quatro gourmets compõem o caderno de receitas Ceia de Natal 2009 – Grandes Chefs Regionais de São Paulo. Essas receitas serão ensinadas, gratuitamente, à população nos cursos do programa Alimente-se Bem, ministrados pela entidade em todo o Estado. As inscrições já estão abertas. No dia 20 de novembro, abrem as inscrições para as turmas de dezembro. Os interessados devem procurar a unidade de sua cidade ou acessar o site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário