terça-feira, 10 de agosto de 2010

Temporada de Cruzeiros Marítimos deve crescer menos este ano

A Associação Brasileira dos Cruzeiros Marítimos – Abremar – estima que a próxima temporada, que começa em outubro, deverá registrar um aumento de 160 mil passageiros em relação à temporada anterior. A expectativa é de que aproximadamente 884 mil cruzeiristas aproveitem os mais de 400 roteiros que irão percorrer 21 cidades do litoral brasileiro até maio de 2011. Embora a estimativa seja de crescimento é a menor já feita pela entidade desde sua fundação. Na última temporada, o setor teve um incremento de 200 mil passageiros.

A explicação está nos gargalos que o segmento de Cruzeiros Marítimos enfrenta atualmente. “Cresceremos menos nessa temporada, pois já estamos operando nos limites da infraestrutura e dos custos operacionais brasileiros. Apesar de tudo isso, já ocupamos o quinto lugar no ranking mundial dos mercados de Cruzeiros Marítimos da CLIA (Cruise Lines International Association), que até há pouco era ocupado pela Espanha”, explica Ricardo Amaral, presidente da Abremar.


ABREMAR – A Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas foi fundada em janeiro de 2006 para representar institucionalmente um dos segmentos mais promissores da indústria turística nacional: o turismo marítimo. Seu objetivo é trabalhar com afinco pela regulamentação dos Cruzeiros de cabotagem – entre portos do mesmo país. Defende também a modernização da infra-estrutura portuária e pretende formar agentes de viagens especializados na venda de cruzeiros, contribuindo, ainda, para reforçar a divulgação da atividade no país e no exterior. Atualmente, tem 19 empresas associadas entre armadoras e operadoras de turismo no Brasil, entre elas, Costa Cruzeiros, MSC Cruzeiros, CVC e Royal Caribbean. www.abremar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário