terça-feira, 25 de maio de 2010

Centro Ruth Cardoso promove seminário “EJA: nas bordas da educação?”

O Centro Ruth Cardoso, em conjunto com a AlfaSol, realizará seminário aberto ao público sobre Educação de Jovens e Adultos, no dia 26 de maio, quarta-feira, das 14h30 às 17h00. A mesa de debatedores será formada por André Lázaro, Sandra Helena Ataíde de Lima e Eliane Ribeiro Andrade, sob mediação de Salete Valesan Camba.

O seminário “EJA: nas bordas da educação?” discutirá por que a educação de jovens e adultos continua à margem das políticas educacionais e quais são as soluções, contribuições e práticas para mudança desse cenário.

“Direito educativo e políticas estruturantes na EJA” será o tema discutido pelo secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), André Lázaro. Segundo o expositor, a indicação dos entraves ao avanço e à qualificação da educação de jovens e adultos no Brasil exige uma análise aprofundada dos desafios históricos e suas implicações na composição do atual cenário desta modalidade de ensino.

A professora da Faculdade de Educação da UERJ e da Pós-Graduação da UNIRIO, Sandra Helena Ataíde de Lima, analisará o cenário das políticas educacionais para EJA, sobretudo no que tange à gestão municipal. Como o direito à aprendizagem com qualidade deve ser assegurado, com orçamento que garanta o sucesso das políticas públicas.

Eliane Ribeiro Andrade, secretária de Educação do município de Moju (PA) e presidente da UNDIME, discutirá como a política educacional é construída. Apesar dos avanços nos programas públicos relacionados à EJA, ainda se desconsideram as necessidades básicas de aprendizagem dos jovens e adultos, na construção das políticas.

Programação
Expositor
André Lázaro - Direito educativo e políticas estruturantes na EJA
Debatedoras
Eliane Ribeiro Andrade - Panorama da Educação de Jovens e Adultos: conquistas e controvérsias
Sandra Helena Ataíde de Lima – A Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos: um desafio à gestão municipal
Moderadora
Salete Valesan Camba

EJA: nas bordas da educação?
Data: quarta-feira, 26 de maio de 2010
Hora: 14h30 às 17h00
Local: Centro Ruth Cardoso – Rua Pamplona, 1005, 1º andar
Jardim Paulista – São Paulo – SP
R.S.V.P. – Tel.: (11) 3372-4325 (com Francine Greskiv), ou centrorc@centroruthcardoso.org.br.


Sobre o Centro Ruth Cardoso

O Centro Ruth Cardoso foi criado com a missão de preservar a memória e a obra acadêmica e social de sua titular, assim como disseminar conhecimento nas áreas ligadas às políticas sociais e às ciências humanas, para tornar-se armazém, produtor e difusor de novas ideias.

Sobre o AlfaSol

A AlfaSol (Alfabetização Solidária) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1996, que adota um modelo de articulação de parcerias entre todos os segmentos de sociedade e consolida resultados significativos no País. Seu modelo de atuação é reconhecido e premiado no Brasil e no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário