sábado, 29 de maio de 2010

MÉDICOS FAZEM MUTIRÃO NO DIA MUNDIAL SEM TABACO

A Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), em parceria com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), promove importante prestação de serviço em 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco. Na estação Sé do Metrô, das 9h às 16h, haverá distribuição de gibis e folhetos de conscientização, além da aplicação de exames, como a dosagem do nível de monóxido de carbono no pulmão, com auxílio de monoxímetros; e o teste de Fagerström, que determina o grau de dependência de nicotinTabagismo no Brasil e no Mundo.

Hoje, no Brasil, morrem cerca de 200 mil pessoas ao ano por doenças relacionadas ao tabaco. A fumaça do tabaco apresenta mais de 4.700 substâncias consideradas danosas ao organismo e a nicotina causa uma série de efeitos no cérebro.
O tabagismo é responsável por mais de 50 doenças diferentes. Segundo a previsão da OMS, se não houver programas eficientes para a diminuição do consumo, em 2025 serão onze milhões de mortes no mundo por ano.
Além dos fumantes ativos, cerca de um terço da população mundial é tabagista passivo. Uma medida bastante efetiva adotada nos países da Europa e da América é o aumento do custo. No Brasil, o cigarro ainda é muito barato. Essa mudança tem de acontecer no nosso país em um futuro próximo, assim inibirá os jovens a iniciar o tabagismo. a. Iniciativa semelhante se desenvolverá no Vão Livre do MASP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário