sábado, 31 de julho de 2010

ALL abre inscrições para Programa Trainee 2011

Reconhecida como a maior operadora logística da América Latina, a ALL – América Latina Logística (Bovespa: ALLL11) inicia no próximo mês o processo de seleção para o Programa de Trainee ALL 2011, com inscrições entre 2º e 27 de agosto, pelo site: www.alltrainee.com. Criado em 1997, o Programa Trainee da ALL é considerado um dos maiores do país, com uma média anual de 20 mil inscritos.

Segundo o Gerente de Gente da ALL, Rodrigo Paupitz, dos trainees formados na companhia, 31% hoje ocupam a posição de gerentes, 32% são coordenadores e 9% estão entre superintendentes e diretores da companhia. “Temos treinado profissionais que se destacam nos mais diversos segmentos. Inclusive, dois dos atuais diretores da empresa fizeram parte do nosso programa de Trainee”, afirma.

As vagas são direcionadas a graduados ou pós-graduados em qualquer habilitação nos anos letivos entre dezembro de 2008 e de 2010, que possuam inglês fluente, domínio das ferramentas de informática e disponibilidade de mudança para outras cidades. Além de um salário compatível com o mercado, a ALL oferece um pacote de benefícios que inclui assistência médica e odontológica, vales transporte e alimentação, seguro de vida e participação nos resultados.

Apesar de não haver limite de vagas, tradicionalmente, o programa seleciona cerca de 20 candidatos. No programa aberto em 2009 foram 17 pessoas selecionadas em um universo de 20 mil inscritos. "Serão selecionados candidatos que tenham um perfil adequado ao da ALL, ou seja, espírito empreendedor, criatividade e vontade de aprender e crescer profissionalmente”, revela o Gerente de Gente da ALL, Rodrigo Paupitz. Os trainees poderão atuar em diversas áreas da companhia, como projetos logísticos, operações, comercial, planejamento, marketing, gente, finanças, tecnologia da informação, meio am biente e jurídico.
As etapas de seleção envolvem provas on line, dinâmicas de grupo, entrevistas com a área de Gente (Recursos Humanos), além da etapa final com o Presidente e Diretores da Empresa.

Com duração de 12 meses, o Programa inclui três módulos diferentes: Programa de Integração, Programa de Treinamento on the Job e Programa de Desenvolvimento das Competências Essenciais. Os aprovados conhecem as principais unidades de negócio da empresa, tanto na operação ferroviária como rodoviária e passam a atuar nas áreas com que mais se identificam.

Os novos trainees passam ainda pelo treinamento específico das áreas e por um programa gerencial, que tem como objetivo capacitá-los nas ferramentas empreendedoras. “A idéia da companhia é transformar o trainee em líder em doze meses”, afirma Paupitz.

PROJETO FINAL

O primeiro grande desafio enfrentado pelo trainee será o Projeto Final. Até o término do Programa, os participantes deverão apresentar seu projeto, constituindo-se em uma ação inovadora com impacto positivo no negócio da companhia.
Para a estruturação do projeto, os trainees recebem inicialmente a orientação de consultoria especializada e depois são também acompanhados por uma banca composta por um gerente representante de cada diretoria e pela Gerência de Gente.
Os projetos considerados pela banca como sendo os três melhores serão premiados com uma bolsa de pós-graduação, MBA ou Mestrado.

DE TRAINEE A DIRETOR

Conhecida por sua estratégia de gestão inovadora, com forte investimento em treinamento, formação e manutenção de seus colaboradores, a ALL conta com dois diretores oriundos do seu Programa de Trainee. Alexandre Zanelatto e Sergio Nahuz que comandam, respectivamente, as Diretorias de Operações e Produtos Industrializados.

Engenheiro civil, Zanelatto ingressou na empresa como trainee em 1999 na área de operações e teve uma rápida trajetória de ascensão. “Já neste primeiro cargo, procurei enxergar a minha função como parte de um todo. Na ALL, as áreas comerciais, de operação e administrativas têm que estar direcionadas para o mesmo objetivo para que as metas globais da empresa sejam atingidas”, afirma.

Nos anos seguintes exerceu as funções de Analista de Operações, Coordenador de Engenharia e Planejamento, Gerente do Porto de Paranaguá, Gerente de Unidade de Produção PR/SC, assumindo a Superintendência de Produção Norte no final de 2006.

Segundo Zanelatto, “a companhia proporciona grande oportunidade de crescimento profissional, desenvolvimento de espírito de equipe e formação pessoal. A cultura meritocrática é também um dos principais pilares a estimular o crescimento profissional”.

Nahuz ingressou na ALL no Programa Trainee de 2002, para atuar na área de Granéis. Começou como analista e, em menos de 12 meses, passou a coordenador da Gerência Nacional de Grãos. Com um ano e meio de empresa, assumiu a Unidade de Negócios Granéis Centro-Oeste, que passava por um processo de reformulação. “Fizemos toda a reestruturação do negócio, o que levou a um crescimento de 50% nos dois anos seguintes”, conta.

Nos anos seguintes, o executivo conheceu todo o trâmite da unidade ao passar pelas áreas de Granéis Norte e Granéis São Paulo. Este ano, assumiu a diretoria de industrializados.

A escolha pela ALL teve como um dos principais fatores a cultura da companhia. “Olhava para o corpo gerencial e para a diretoria e via que era possível chegar lá. O grau de responsabilidade é alto em todos os níveis de atuação, os profissionais são treinados para assumir grandes responsabilidades desde o começo, inclusive, a de formar novos líderes, mantendo uma equipe com excelente desempenho”, afirma Nahuz.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Flytour inaugura unidades nas cidades de Taubaté e Guaratinguetá, em São Paulo

Novas franquias atuarão na área de viagens corporativas e chegam para
fortalecer segmento de turismo corporativo no mercado regional


O cenário do mercado de turismo de Taubaté e Guaratinguetá, no interior paulista, ganha novo impulso. A partir de agora, as cidades passam a contar com a excelência em serviços turísticos e alto nível de tecnologia com a chegada da Flytour nos municípios. As novas bases de negócios, em vista do grande potencial local, focarão seu atendimento no segmento corporativo nas viagens a negócios das empresas regionais, mas também em oportunidades do turismo de lazer.

“Taubaté é uma das principais cidades da região do Vale do Paraíba e Guaratinguetá, localizada no Vale Histórico, desempenha um papel de pólo regional, atendendo não só a população local como as cidades próximas, incluindo o Sul de Minas Gerais”, diz Simone Shizue Tomita Lima, gerente operacional das unidades Flytour na região.

A região possui um número grande de clientes corporativos de pequeno, médio e grande portes. “O objetivo é valorizar ainda mais o atendimento com a oferta de novos serviços e benefícios aos clientes. A proposta foi agregar nossa experiência à força da marca Flytour, e ao conhecimento e tecnologia inigualáveis no mercado de turismo”, argumenta a executiva.

Entre os serviços oferecidos pelas unidades de Taubaté e Guaratinguetá estão o gerenciamento completo de viagens, atendimento personalizado em aeroportos, reservas e emissões de passagens aéreas nacionais, internacionais e regionais, locação de veículos, reserva de hoteis no Brasil e exterior, seguros de viagens, pacotes turísticos e cruzeiros marítimos nacionais e internacionais, entre outros.

“Nossa expectativa é agregar novos clientes corporativos já que temos o suporte da Flytour e das novas ferramentas de trabalho online, que nos permitem oferecer atendimento diferenciado no controle de emissões aéreas e serviços terrestres”, informa Simone. “Acreditamos que, de imediato, traremos novos clientes para o turismo de lazer e, gradativamente, faremos a incorporação dos clientes corporativos, resultado do nome e credibilidade que agora estamos representando, juntamente com a dedicação oferecida pelos nossos colaboradores”, complementa.

Com mais essas novas unidades, a Flytour Franchising contempla trinta franquias no estado de São Paulo e espera fechar 2010 com 78 pontos em todo o país.

FLYTOUR - UNIDADE GUARATINGUETÁ (SP)

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 351 - (Shopping Buriti, loja 51)
CEP 12505-300

FLYTOUR – UNIDADE TAUBATÉ (SP)
Av. Charles Schnneider, 1700 - (Taubaté Shopping, loja 116)
CEP 12040-900



Flytour Franchising - Divisão da Corporação Flytour especializada na gestão de franquias e expansão da rede em todo o Brasil através do licenciamento da marca, iniciou as atividades em 1992. Foi reconhecida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) pela 8ª vez com o Selo de Excelência em Franchising e, em 2005, foi escolhida a empresa franqueadora do ano. Em 2007 conquistou o título de franqueadora do ano e em 2008 de melhor franquia do Brasil no segmento Lazer do prêmio “As Melhores Franquias do Brasil”, conferido pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. Há 34 anos no mercado, a Flytour está entre as quatro maiores companhias do setor de turismo no Brasil e é dona da maior rede de agências de viagens do país. Para mais detalhes, acesse www.flytour.com

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Moacyr Scliar em destaque na Hola!Brasil desta semana

Às vésperas de ir para a Flip, em Paraty, o imortal Moacyr Scliar, autor de mais de 70 livros, recebe a revista Hola! em sua casa, em Porto Alegre, para uma ótima entrevista sobre literatura. “O que tenho de mais valioso? Os prêmios e os livros. Tenho 4 mil livros”, revela ele, ao lado da mulher, Judith, e do filho, Beto.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Alexandre Borges posa com o filho para campanha de pais da Hering


A Hering escalou Alexandre Borges e seu filho Miguel para a sua campanha de Dia dos Pais. A dupla posou para as câmeras de Bob Wolfenson e doaram seus cachês para a campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”.
Nos bastidores, Alexandre, que é o célebre estilista Jacques Léclair, protagonista do remake Ti-ti-ti, diz sobre seu personagem: “Esse mundo da moda é completamente novo pra mim, tem toda essa coisa dele ser uma estrela, mas tem isso dele ser um cara da simples, e digo assim não é aquele fashion que a gente ta acostumado é um fashion mais popular uma coisa que ele vai refinando conforme a novela vai andando...”Alexandre, que contracena com Murilo Benício, diz: “Ele é meu rival e é um cara que eu adoro, vai ser muito bom”.
“A questão social da campanha foi o que chamou a minha atenção, e também o motivo de deixarmos (ele e Julia Lemmertz) o Miguel participar”, comentou Alexandre. Com um casamento de já dura mais de 16 anos, Alexandre brinca: "em casa a gente tem uma coisa muito boa que é uma equipe que esta sempre lá, tem que ir para o sacrifício, mas você tem que ir lá fazer seu trabalho e fazer o possível para ter uma vida cotidiana. E a gente consegue fazer isso sim, dentro do possível. Lá em casa a gente forma uma grande equipe”, brincou Alexandre.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Universia informa sobre 100 bolsas de estudo na Grécia

O portal Universia divulga as inscrições para o programa de bolsas Hellenic Aid, na Grécia. São oferecidas a estudantes estrangeiros aproximadamente 100 bolsas de estudo para cursos de graduação e pós-graduação. As oportunidades contam com auxílios mensais, seguro saúde, passagens aéreas de ida e volta e isenção nas taxas acadêmicas.
Segundo conteúdo do portal, os candidatos devem ter mais de 18 anos, além de terem concluído o Ensino Médio. Não é exigida proficiência no idioma grego, e as inscrições vão até o dia 27 de julho. Mais informações sobre bolsas de estudo na Grécia estão em becas.universia.net/BR/beca.do?beca=42142.

Esse e outros conteúdos fazem parte do canal Mobilidade (www.universia.com.br/mobilidade), um espaço que reúne dicas e informações sobre intercâmbio e bolsas de estudo no Brasil e no exterior. O Universia ainda publica reportagens sobre vestibular, mundo universitário e carreira. Mais em www.universia.com.br.


Sobre o Universia

Universia é uma rede de cooperação universitária que reúne 1.175 instituições de ensino superior, em 23 países da Ibero - América, congregando 72% do público universitário, com 13.5 milhões de alunos e professores. Tem como parceiro financeiro-estratégico o Grupo Santander.
O objetivo da Rede Universia é contribuir com serviços de valor agregado às universidades, apoiando o desenvolvimento de projetos comuns e a geração de novas oportunidades para a comunidade universitária, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento sustentável dos países onde a Rede está presente.
Universia desenvolve suas atividades impulsionando ações dentro e fora do espaço virtual e trabalha em quatro linhas estratégicas:
Emprego: Estágios, emprego e desenvolvimento profissional
Formação: Informação para a aprendizagem e apoio a formação continuada
Observatório: Observatório do futuro da ciência e da educação superior
Redes Sociais: Comunidades para o lazer e o tempo livre universitário

Lançado no Brasil em março de 2002, o portal Universia conquistou em oito anos, a parceria com 269 universidades, alcançou a marca de 2,4 milhões de usuários cadastrados e uma média mensal de 1,2 milhão de usuários únicos (Fonte: Nielsen//NetRatings).
Para mais informações:
www.universia.com.br
Siga: twitter.com/UniversiaBrasil / twitter.com/UniversiaVagas / twitter.com/UniversiaFun

Informações à Imprensa:
Amanda Assad: amanda.assad@universia.net
Tel.: (11) 3179-0748
www.universia.com.br

sábado, 24 de julho de 2010

Enquanto assiste TV, cuide de você

É muito gostoso chegar em casa depois de uma longa jornada de trabalho e deixar o corpo cair no sofá. Em um gesto quase instintivo, apertamos o controle remoto e transferimos para a tela da TV o mundo que gostaríamos de encontrar. Os mais antenados agendam, via internet, os programas que desejam assistir quando chegarem em casa. Assim, antes que a chave abra a porta, a TV já está mostrando a programação selecionada. Porém, a maioria das pessoas ainda prefere delegar essa função às emissoras de TV e esperar para saber o que reservaram para elas.
Neste momento de descanso ou, para alguns, de ócio criativo, prestar atenção em detalhes como a posição correta do corpo no sofá pode parecer exagero. Implicar então com o ângulo de visão da tela da TV já seria ir longe de mais. Mas, os seguintes detalhes podem influenciar no seu bem estar quando deixar o aconchego do sofá, como aconselha Dr. Gil Lúcio Almeida, presidente do Crefito-SP:
ü Deitar com a cabeça apoiada no braço do sofá por longo período pode gerar várias lesões na região do pescoço. Essa posição é pior quando deitamos com a barriga para cima e viramos a cabeça para focar a telinha. Se quiser deitar, o melhor é ficar de lado com uma almofada sob o pescoço de modo a manter a cabeça alinhada com o tronco. Nesta postura, dobre os joelhos usando uma almofada entre eles. Colocar os pés sobre o braço do sofá, acima do nível do tronco, pode ajudar na circulação sanguínea, favorecendo a diminuição de edemas e inchaços nos pés.
ü A melhor posição para assistir TV é a sentada, com o tronco levemente inclinado para trás e bem apoiado no sofá ou em almofadas.
ü A TV deve ser colocada de preferência em frente ao o tronco e em uma altura que não force a inclinação exagerada da cabeça para baixo, para cima ou para os lados.
ü Se estiver em uma poltrona colocada ao lado da TV, não gire o tronco para vê-la. Levante-se e gire a poltrona, de forma que sua coluna fique o mais alinhada possível com a TV.
ü A melhor distância da TV é aquela que possibilita uma visualização confortável.
ü Com o advento da alta definição, não existe imagem embaraçada, mas sim olhos que precisam de óculos. Use-os se for necessário para que você veja o mundo colorido da tela com contornos bem definidos.
ü Se você é daqueles que dormem assistindo TV, mesmo sentado, lembre-se que com o sono perdemos o controle da musculatura da cabeça e ela pode pender para um dos lados causando dores e lesões no pescoço. Neste caso procure sempre manter um apoio para a cabeça.

Prof. Gil Lúcio Almeida
Fisioterapeuta, mestre pela UFSCar, doutor e PhD por importantes instituições norte-americanas. Autor do livro O Engraxate que virou PhD.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

AMAURY JUNIOR NA ÁFRICA






Sempre antenado com as novidades, Amaury Júnior, fez ampla reportagem da África para seu programa na Rede TV.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

GRUPO ITALIANO CONFIRMA A INSTALAÇÃO DA MAIOR ESTRUTURA NÁUTICA DO BRASIL



Está confirmado: o Brasil em breve vai ganhar uma legítima fábrica das marcas Azimut-Benetti, o mais importante e respeitado grupo na fabricação de megaiates.

O grupo italiano, líder mundial no setor náutico de lazer e com operações em 67 países e 138 sedes, decidiu apostar no mercado brasileiro para fabricação da sua linha de embarcações de luxo que se destaca pela alta performance, qualidade, design diferenciado e sofisticado acabamento.

O lançamento oficial da fábrica será feito (em primeira mão) durante coletiva e coquetel oferecidos à imprensa na próxima quinta-feira (22) às 19h no Hotel Unique em São Paulo. O anúncio, dados e números detalhados serão divulgados na ocasião pessoalmente pelo presidente do grupo Paolo Vitelli, pelo CEO da Azimut no Brasil Luca Morando, por demais membros da diretoria e por autoridades governamentais.

A escolhida
A cidade de Itajaí, importante pólo portuário e de negócios, localizada no litoral de Santa Catarina, foi a escolhida para receber o grandioso projeto que iniciará as suas atividades em agosto. “Além do complexo portuário, sua área industrial e turismo em expansão, Itajaí agora tem o privilégio de contar com a Azimut que incrementará a nossa economia junto ao setor produtivo”, enaltecem o prefeito de Itajaí Jandir Bellini e o secretário de desenvolvimento econômico Claiton Batschauer. “É com entusiasmo que recebemos a notícia e estamos preparados para mais investimentos desse porte”, completam.

O CEO da Azimut no Brasil, Luca Morando, revela que o grupo desenvolveu estudos bastante detalhados para a escolha do local da instalação da fábrica e que Itajaí atendeu os principais requisitos, entre eles: ótima capacidade de treinamento e qualificação de mão-de-obra, segurança, logística, rede de fornecedores e, além disso, os incentivos e parcerias do governo municipal e estadual.

“O fundamental apoio e o interesse do governo municipal e estadual em agilizar as negociações aliado à cultura tipicamente européia do povo, o seu modo de trabalho, foram itens fundamentais durante a avaliação”, revela Morando.

Interesse no mercado brasileiro
Um dos fatores do interesse no mercado brasileiro é o grande sucesso de vendas de embarcações importadas e impressionante aceitação da marca Azimut que vem sendo obtido através da representante exclusiva no Brasil, a YachtBrasil (a maior do gênero no país). Outro aspecto levado em conta foi o histórico de crescimento do setor nos últimos anos.

A realidade
A produção das imponentes e luxuosas embarcações de “sonho” agora poderão ser acompanhadas bem de perto pelos brasileiros. A implementação da fábrica será divida em etapas, iniciando em uma área provisória para o começo da produção da renomada linha de iates já no próximo mês. Entretanto, o espaço reservado para a criação do pólo náutico será instalado em uma área de 200 mil m2, a maior estrutura do gênero no Brasil. Serão produzidos 4 modelos de embarcações de até 80 pés e outros 2 modelos acima de 80 pés (24 metros).

“Iremos trazer toda a vasta experiência de um grupo com 40 anos de história de sucesso no ramo e, com isso, transformar a Azimut no Brasil em grande pólo náutico e referência para outros países”, antecipa Morando.

Azimut-Benetti
Fundada em 1.969, o grupo Azimut-Benetti, com matriz em Turim, na Itália, é especializada na fabricação de iates de alto padrão. Tem atividades em 67 países e 138 sedes e é considerado o mais importante grupo industrial náutico e de lazer do mundo. Sempre à frente das tendências do setor naval, produz completa linha de luxuosas embarcações que levam as marcas Azimut, Benetti e as esportivas Atlantis.

Site: http://www.azimutyachts.com/

domingo, 18 de julho de 2010

Ivete Sangalo é estrela de mais uma campanha da Fototica

Desta vez a ação chama-se “Sua Idade Vale o Dobro”

Mais uma vez, a cantora Ivete Sangalo é a estrela máxima de uma campanha da Fototica, uma das maiores redes de óticas do País. Desta vez ela ilustra a promoção Sua Idade Vale o Dobro que dá desconto em reais correspondente ao dobro da idade do cliente, na compra de óculos de grau completos – armação e lentes oftálmicas – ou solares de grau.

A campanha foi assinada pela agência RAI e a foto foi feita pelo badalado fotógrafo André Passos. Ele viajou até Salvador – BA para realizar os cliques.

A campanha Sua Idade Vale o Dobro é válida até 31 de agosto, ou enquanto durarem os estoques.



SAC Fototica
0300 10 OTICA
www.fototica.com.br

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Inezita Barroso fala sobre a carreira e os 30 anos de Viola, Minha Viola


No Roda Viva desta segunda-feira (19), a cantora e apresentadora responde perguntas sobre a musica raiz e o sucesso de seu programa. Ao vivo, na TV Cultura e pela web


A grande dama da música raiz, Inezita Barroso, ocupará o centro do Roda Viva nesta segunda-feira (19/7), na TV Cultura. Com 85 anos de idade e 30 de Viola, Minha Viola, a cantora e apresentadora será entrevistada, ao vivo, a partir das 22h, com exibição pela TV Cultura e pelo site do programa - www.tvcultura.com.br/rodaviva

Ignez Magdalena Aranha de Lima, seu nome de batismo, nasceu em 4 de março de 1925, no bairro da Barra Funda, em São Paulo. Filha de família tradicional paulistana, Inezita Barroso tem um coração caipira, recheado de amor pelas tradições populares. A artista é uma enciclopédia viva da música caipira e do folclore nacional, intitulada, inclusive, doutora Honoris Causa em Folclore pela Universidade de Lisboa.

A cantora se apresenta desde os sete anos de idade e também foi atriz de cinema, tendo recebido o Prêmio Saci, um dos mais importantes da época.

Na tevê, sua carreira começou junto com a Record, onde foi a primeira cantora contratada. Depois passou pela Tupi e outras emissoras, até chegar à Cultura para comandar o Viola, Minha Viola.

Com dezenas de álbuns em sua carreira, hoje ela descarta as grandes gravadoras e lança discos independentes, como seu mais recente trabalho, Sonho de Caboclo. Ainda hoje continua fazendo shows por todo o Brasil e até 2009 deu aulas em duas universidades paulistas.

No mês passado, ela comemorou as três décadas do Viola com um grande show no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, que reuniu dezenas de artistas, como Daniel e Almir Sater, e uma infinidade de fãs que a acompanham nessa trajetória de sucesso, que será revelada na próxima edição do Roda Viva.

Com apresentação de Heródoto Barbeiro, o programa conta com uma bancada de entrevistadores (que será informada em breve).

quinta-feira, 15 de julho de 2010

PARA O AMANTES DO TEATRO

A SP ESCOLA DE TEATRO ABRE INSCRIÇÕES PARA 12 CURSOS DE CURTA DURAÇÃO

A partir do dia 19 de julho a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco abre inscrições para 12 cursos de Difusão Cultural.

· Auto-maquiagem de caracterização; ministrado por Adriana Vaz Ramos
· A criação dramatúrgica hoje – crítica e construção de poéticas contemporâneas; ministrado por Roberto Alvim
· Commedia Dell’arte: Precisão Física e Verbal; ministrado por Márcio Mello
· Figurino e teatro: um ato criador; ministrado por José de Anchieta
· Diálogos Psicanálise - Teatro e o Campo das Artes; ministrado por Sérgio Zlotnic
· Tornando Visível o Invisível – Curso de Mímica Corporal Dramática; ministrado por André Guerreiro Lopes
· Coral Cênico; ministrado por Fábio Cardozo de Mello Cintra
· O intérprete e o espaço - apontamentos sobre a qualidade da presença em cena; ministrado por Francisco Medeiros
· Gestão de Projetos Cênicos – Módulo Sustentabilidade; ministrado por Ana Paula Galvão
· Produção Cultural; ministrado por Ana Paula Galvão
· Experiência Artística, Psicanálise e Contemporaneidade Diálogos entre Francis Bacon e Freud; ministrado por Giovanna Bartucci
· Teatro em Família; ministrado por Vivi Tellas

Grátis e com 64 horas de duração a inscrição deve ser feita no site da instituição www.spescoladeteatro.org.br
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Serviço: A SP ESCOLA DE TEATRO ABRE INSCRIÇÕES PARA 12 CURSOS DE CURTA DURAÇÃO
Informações: 11 2292 7988 ou no site www.spescoladeteatro.org.br
Av. Rangel Pestana, 2401 – Brás
Valores: Grátis
Inscrições online de 19/07 a 05/08
Divulgação dos selecionados 09/08
Matrículas de 10/08 a 13/08

Ivete Sangalo em Santa Catarina neste final de semana



Fãs de diversas cidades de Santa Catarina, e de estados vizinhos, já estão na contagem regressiva para o momento mais quente deste inverno! Isso porque Ivete Sangalo fará dois shows no estado, dia 16 em Florianópolis e 17 de julho em Siderópolis, em uma mini-turnê que antecede um dos momentos mais marcantes da carreira da cantora, a gravação de seu próximo DVD ao vivo ao vivo na Madison Square Garden, dia 4 de setembro, às vésperas do Brazilian Day 2010, quando mais de um milhão de brasileiros estarão circulando por Nova York.
Ivete está percorrendo o Brasil para fazer um esquenta luxuoso deste seu momento de internacionalização da carreira. Sorte dos catarinenses que há quase três anos não recebem um show da cantora Ivete Sangalo em seu formato pleno, com mais de duas horas de duração, com vários figurinos marcantes e com a participação de todos os seus músicos e bailarinos. A cantora promete trazer na bagagem os ritmos mais dançantes da sua carreira além de novos sucessos que já conquistaram o público, como “Na base do Beijo”, que foi considerada a musica do Carnaval 2010 de Salvador no troféu Band Folia.
Ainda há ingressos para os shows da Ivete Sangalo em Santa Catarina. Segue serviço das duas apresentações da cantora no estado:

Serviço:
O que: Show de Ivete Sangalo – Florianópolis/SC
Quando: 16 de julho – a partir das 21 horas
Onde: Stage Music Park
Quanto: A partir de R$ 50 (Opções a R$ 90 pista VIP e R$ 140 camarote Bacardi),
Ingressos e informações: WWW.blueticket.com.br / 48.3028.9400

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Qual a origem dos nomes no rock?

Beatles Tanta gente perguntava a origem do nome para John Lennon que cada vez ele inventava uma história diferente. A mais aceita é que o primeiro nome, The Beetles ("Os Besouros"), foi inspirado na banda The Crickets ("Os Grilos"). O "a" veio depois, por idéia de Lennon, que gostou do trocadilho com beat (ritmo, batida).

Guns n'RosesAxl Rose teve uma banda chamada Hollywood Rose até 1985, quando formou outra com o guitarrista Tracii Guns, do L.A. Guns. O nome escolhido para o novo time foi uma mistura dos dois anteriores. Tracii só serviu para batizar a banda, pois logo deixou o grupo para dar lugar ao cabeludo Slash.

AC/DC Angus e Malcolm Young se inspiraram na máquina de costura da irmã deles, que tinha a inscrição AC/DC (corrente alternada/corrente contínua, que indica que o aparelho funciona tanto na tomada quanto com bateria). Eles não sabiam que a sigla também é uma gíria para bissexuais.

Rolling Stones Rollin’ Stone era o nome de um blues de Muddy Waters, ídolo do guitarrista Brian Jones, que decidiu botar o nome da música (cuja letra dizia que "pedra que rola não cria musgo") na banda. O "g" veio anos depois, dada a insistência de um empresário em prol do inglês correto.Led ZeppelinKeith Moon, baterista do The Who, disse a Jimmy Page que a banda dele iria voar como um balão de chumbo. Daí o nome "zepelim de chumbo", lead zeppelin. Depois Page tirou o "a" para que os fãs do grupo não pronunciassem "lid" - som que lead tem quando significa liderança.Foo FightersNa 2ª Guerra, os pilotos americanos freqüentemente viam bolas de fogo e objetos não identificados enquanto sobrevoavam a Europa. Eles chamaram aquelas coisas de foo fighters: foo era o jeito americano de dizer as palavras francesas feu ("fogo") ou fou ("louco").RamonesPura inspiração nos Beatles. Paul McCartney usava o nome Paul Ramon para evitar a imprensa quando dava entrada em hotéis. O baixista Douglas Colvin gostou da idéia, mudou seu nome para Dee Dee Ramone e convenceu os colegas a fazer o mesmo.Limp BizkitHá duas teorias não confirmadas, cada uma com um significado da palavra limp. Na primeira, ela significa "mole", e o biscoito mole seria o cérebro do vocalista Fred Durst sob efeito da maconha. Mas a palavra também significa "manco", como um cachorro de Durst que se chamava Biscuit – a outra possível inspiração.

Sex Pistols O nome da banda punk inglesa foi idéia do seu empresário. Malcolm McLaren se inspirou na sua butique de roupas, a Sex, e pensou que ficaria legal estender a marca para o nome da banda, acrescentando a palavra "pistola" para dar uma conotação ainda mais fálica àquele sexo punk.

Legião Urbana Depois do fim da banda Aborto Elétrico, Renato Russo começou a tocar com o baterista Marcelo Bonfá. Antes de Dado Villa-Lobos aparecer, a idéia dos dois era revezar guitarristas e tecladistas para completar a banda. Uma legião de músicos, no caso.

Os Replicantes No filme Blade Runner (1982), replicantes eram os andróides criados como réplicas dos humanos que acabavam se revoltando contra seus criadores. História perfeita para a banda punk gaúcha, numa época em que o filme com Harrison Ford era a coisa mais modernosa do mundo.

Paralamas do Sucesso A banda de Herbert Vianna poderia se chamar As Plantinhas da Mamãe ou As Cadeirinhas da Vovó – o grupo ensaiava na casa da avó do baixista Bi Ribeiro. Foi ele que teve a idéia de mudar para Paralamas, que todos acharam curioso e ridículo o suficiente.

Capital Inicial O nome da banda de Brasília não tem nada a ver com a capital federal. É que, como os músicos do grupo cantavam em festas e baladas só de brincadeira, não tinham dinheiro pra começar uma carreira profissional. Ou seja, faltava o "capital inicial".

Biquíni Cavadão Quando tocavam músicas de Kid Abelha e Paralamas do Sucesso, o grupo de estudantes adolescentes recebeu uma visita do ilustre Herbert Vianna, que comentou: "Se eu tivesse essa idade, só pensaria em mulher, carros e biquíni cavadão". Daí pegou.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Klara Castanho visita Hopi Hari



No último sábado, 10 de julho, a atriz mirim Klara Castanho, aproveitou para curtir suas férias no Hopi Hari e se divertir com a programação especial que o parque reservou para a criançada. Na ocasião, Klara tirou fotos com os personagens e se encantou com o tema “Piratas na Terra do Nunca” apresentado nas “Férias Mágicas”. Muito corajosa, a atriz disse que gostaria de ir a atrações como a Montezum e a La Tour Eiffel, mas ela se divertiu mesmo nos brinquedos de Infantasia: Giranda Pokotó, Billi, Billi, Vambatê, Giralata, Rio Bravo, entre outros. Klara ainda enfatizou que deseja voltar ao parque em outras ocasiões, em especial na Hora do Horror.

domingo, 11 de julho de 2010

NOITE DE PRÊMIOS NA CASA COR


A noite fria da terça-feira, dia 1º de junho, foi aquecida por arquitetos e decoradores pela expectativa do Prêmio da Casa Cor. Entre os premiados estão Jóia Bergamo e Sueli Adorni como “Destaque nota 10”, e Jayme Bernardo como “Melhor Projeto Comercial” para o projeto do Restaurante Brasileiro Badebec. Entre os convidados que passaram pelo Jockey Club, estavam Gina Elimelek, Anette Rivkind, Betina Gomes, Ana Bartira, Cristina Ferraz, João Armentano, Baba Vacaro, entre outros, além é claro, de João Dória Jr. e Ângelo Derenze.

sábado, 10 de julho de 2010

CULTURA BRASILEIRA NA ÁFRICA


Olodum - Apesar da constância das viagens internacionais do Olodum, essa é a primeira vez que o grupo vai à África do Sul. Depois de um breve descanso, a primeira atividade deles em Joanesburgo foi uma visita ao bairro de Soweto, onde fica a antiga casa de Nelson Mandela, onde ele morou até 1963, antes de ser preso. Hoje, o local virou um museu, que guarda muitos documentos e memórias da principal personagem da luta contra a discriminação e o racismo. Emocionados, os integrantes da banda de matriz africana fizeram ecoar o seus tambores numa homenagem a Nelson Mandela e ao fim do Apartheid. O som chamou a atenção dos moradores
locais, principalmente crianças, que puderam interagir com os músicos.

Na maratona cultural que atende pelo nome Expresso Brasil na Copa, uma série de atividades levaram o pensamento e as expressões artísticas e intelectuais brasileiras para as cidades de Joanesburgo, Durban e Cidade do Cabo. Na vasta programação do projeto promovido pelo Ministério da Cultura do Brasil, através da Fundação Cultural Palmares, em parceria com a Maurício Pessoa Produções, estão os brasileiros Olodum, Margareth Menezes, o Balé Folclórico da Bahia, escola de samba A Portela e Black Rio, além dos cineastas Henrique Dantas, João Daniel e Jeferson De que vão exibir os filmes Filhos de João (O Admirável Mundo dos Novos Baianos), Besouro e Bróder!, na Mostra de Cinema Brasileiro, tudo promovido pelo MinC para o povo africano.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Bienal do Livro de SP mira sustentabilidade e premia estandes com melhores práticas

Instalações que se destacarem no conjunto de ações ambientalmente sustentáveis serão reconhecidas pela organização da feira
A 21ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo está se preparando para reduzir impactos ao meio ambiente ao adotar práticas sustentáveis desde a fase de montagem, passando pelo período de realização da feira (entre 12 e 22 de agosto de 2010), e chegando ao momento de desmontagem das estruturas, que ocuparão 60 mil metros quadrados do Pavilhão de Exposições do Anhembi.
Para isso, aderiu ao Evento Responsável, programa de gestão e marketing ambiental desenvolvido pela consultoria Reciclagem. O programa prevê o uso responsável do Pavilhão de Exposições do Anhembi, gestão do público visitante, destinação adequada dos resíduos produzidos durante o evento, controle da poluição ambiental e consumo responsável de água e energia.
Pela iniciativa, está sendo entregue aos participantes da feira um Manual de Sustentabilidade ao Expositor, com dicas sobre as atitudes e ações esperadas de quem estará no evento. O documento dá exemplos da importância de se manter uma comunicação adequada com as empresas montadoras de estandes, para que as melhores práticas sejam adotadas na instalação dos mesmos, pensando-se, sempre, nos princípios universais dos três erres (3R´s): reduzir, reutilizar e reciclar.
Trata, da mesma forma, de dicas simples, como a que aborda a escolha de brindes, que devem ser produzidos com materiais reciclados e/ou recicláveis, que sejam duráveis, funcionais e tenham caráter informativo ou educativo.
Também está prevista a promoção da gestão adequada dos resíduos produzidos ao longo da feira, incluindo a coleta seletiva de materiais e a destinação orientada desses resíduos.
Ao longo do evento, uma equipe de auditores avaliará os impactos ambientais provocados. Com base nessas auditorias, e em dados fornecidos pelos expositores, será calculada a emissão equivalente de carbono na atmosfera, a ser neutralizada pelo plantio de mudas de árvores.
Ao final do evento, os estandes que promoverem o melhor conjunto de ações ambientalmente sustentáveis serão premiados com um troféu pela organização da feira. Serão premiadas quatro categorias: “Megaestande”, acima de 120 metros quadrados; “Estande de Grande Porte”, de 90 metros quadrados a 119 metros quadrados; “Estande de Médio Porte”, com dimensão entre 50 metros quadrados e 89 metros quadrados; e “Estande de Pequeno Porte”, com até 49 metros quadrados.
A 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo é realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizada em parceria com a Reed Exhibitions Alcantara Machado – RXAM.
A Bienal do Livro 2010
Uma programação cultural rica e diversificada, composta por mais de 700 atividades distribuídas por pelo menos 400 horas durante 11 dias é o que encontrará quem for à 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, de 12 a 22 de agosto de 2010, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Zona Norte da capital paulista.
Nesta edição, novos formatos, grande interatividade e a presença de conceituados escritores brasileiros e autores internacionais vão formar a grade mais pluralista dos 40 anos de evento.
Para enriquecer a programação, a organização da Bienal do Livro convidou conceituados profissionais para serem curadores das atividades culturais. Em 2010, a programação focará quatro temas principais: Monteiro Lobato; Clarice Lispector; Lusofonia; e Livro Digital.
Realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo tem o objetivo de ampliar a base de leitores e democratizar o acesso ao livro – com reflexos imediatos à cidadania.
A Bienal do Livro ocupará uma área de 60 mil metros quadrados (o equivalente a quase oito campos de futebol) do Pavilhão de Exposições do Anhembi e a expectativa é reunir 350 expositores do Brasil e de fora, que representam mais de 900 selos editoriais.
Terceiro maior evento do gênero do mundo – os dois maiores são a Feira do Livro de Frankfurt e a Feira Internacional do Livro de Turim –, a Bienal do Livro chega em 2010 a sua 21ª edição, sendo um grande ambiente cultural onde se apresentam, juntas, as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, que destacam seus lançamentos nesse período. Assim, além da diversificada oferta de livros de qualidade e de todos os segmentos, vale enfatizar que a feira oferece uma programação cultural ampla e variada desenvolvida especialmente para despertar o gosto pela leitura em todas as faixas etárias e classes sociais.
Vale ressaltar que o primeiro dia da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (12 de agosto) estará reservado à visitação exclusiva de profissionais do mercado editorial. Para o público em geral, o evento estará aberto, portanto, a partir do dia 13 e até o dia 22 de agosto.
Sobre a CBL
A Câmara Brasileira do Livro (CBL), fundada em 1946, tem como missão atender aos objetivos maiores de seus associados – hoje, são 600 – e ampliar o mercado editorial por meio da democratização do acesso ao livro e da promoção de ações para difundir e estimular a leitura.
Para cumprir de modo adequado essa missão, a entidade desenvolveu estratégias voltadas à promoção da leitura e ao fortalecimento do mercado editorial, ancorando-as em três eixos bem definidos e complementares: ações políticas capazes de garantir voz e peso institucional a um setor de atividade decisivo para a disseminação do conhecimento e da cultura; o desenvolvimento do negócio do livro em todos os segmentos da cadeia produtiva; e amplo apoio aos associados, não só na prestação de serviços importantes, mas também na articulação em torno de uma entidade de classe representativa.
Sobre a Reed Exhibitions
A Reed Exhibitions é a principal organizadora de eventos do mundo. Em 2007, a Reed reuniu mais de 7 milhões de profissionais ao redor do mundo, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje, os eventos da Reed estão presentes em 37 países, distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia e organizados por 38 escritórios próprios que empregam mais de 2.700 funcionários.
A Reed Exhibitions organiza exposições, conferências, congressos e reuniões. O portfólio contém mais de 470 eventos que atendem 44 setores da indústria, abrangendo: aeroespacial e aviação, automotivo, construção, eletrônicos, energia, engenharia, entretenimento, meio ambiente, alimentação e hospitalidade, presentes, saúde, TI, jóias, ciências naturais e farmacêutica, propriedades/imóveis, manufatura, máquinas e equipamentos educação médica, embalagem e transformação, impressão e comunicação visual, segurança, esporte e lazer, turismo. O estreito relacionamento da Reed com profissionais, associações de classe e órgãos governamentais assegura que cada evento seja de interesse e relevância para os mercados atendidos.
Como resultado, muitos eventos da Reed tornaram-se líderes em suas áreas. A Reed Exhibitions pertence à Reed Elsevier Group plc, uma companhia listada entre as 100 maiores da Bolsa de Valores de Londres e líder mundial na divulgação e geração de informações.
Sobre a Reed Exhibitions Alcantara Machado
Com escritório na cidade de São Paulo, a Reed Exhibitions Alcantara Machado conta com a colaboração de 140 funcionários e realiza mais de 30 feiras de negócios em todo o Brasil, dos mais diversos segmentos da indústria. Entre os objetivos da promotora, estão: propiciar aos expositores e seus clientes a oportunidade de incrementar negócios; trazer eventos internacionais para o Brasil; bem como realizar novas parcerias.
Serviços disponíveis
Para garantir maior conforto e segurança a visitantes e expositores, a promotora tem disponível no próprio evento alguns serviços, como posto médico, praça de alimentação, sala de imprensa, espaço das redes sociais, serviço de táxi, traslado Metrô-Pavilhão/Pavilhão-Metrô, guarda volumes, viagem e hospedagem.
Mais Informações:

21ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO
Data: 12 a 22 de agosto de 2010
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - São Paulo/SP
Site: www.bienaldolivrosp.com.br

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Correios lança serviços para acesso via celular

A partir de agora é possível acessar vários serviços dos Correios pelo celular. O Correios Mobile — uma versão do site com conteúdo para acesso a partir de smartphones — foi lançado hoje e oferece, inicialmente, os serviços de busca de CEP, simulação de preços de envio de encomendas, rastreamento de objetos, consulta de agências e Fale com os Correios.
Esses são justamente os serviços mais procurados pelos internautas que visitam o site dos Correios (www.correios.com.br) — somente o serviço Busca CEP, por exemplo, tem 2,5 milhões de acessos mensais. Atualmente a página da ECT na internet recebe 20 milhões de visitas por mês e é o terceiro site de correios mais visitado do mundo, segundo o Alexa Site Information (serviço da Amazon que mede quantos usuários visitam um site).
Segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil, em 2009 cerca de 3% dos usuários de internet acessaram a rede a partir dos celulares. Hoje o site dos Correios já registra 40 mil acessos mensais via celular. “Pensamos em facilitar a vida do cliente. O Correios Mobile é muito prático e funcional e carrega bem mais rápido do que o site, em um celular”, explica o Gerente Corporativo de Comércio Eletrônico dos Correios, Alex do Nascimento.
Nascimento lembra que as funcionalidades do Correios Mobile servem também para outras finalidades não relacionadas ao envio de encomendas. Qualquer pessoa poderá, por exemplo, consultar rapidamente um código de CEP para inserir em seu localizador GPS, a qualquer tempo e em qualquer lugar.
O Correios Mobile está disponível no endereço m.correios.com.br, a partir de smartphones com navegadores web.
Processo completo — Os serviços iniciais do Correios Mobile permitem que o cliente execute as principais ações da cadeia de serviços da ECT. Ele pode consultar o CEP do destinatário e a partir daí, calcular o preço do envio. Pode, ainda, buscar uma agência para realizar a postagem e, depois, rastrear a correspondência.
Se quiser registrar uma sugestão ou reclamação, o cliente pode acessar, de seu celular, o Fale com os Correios.

CARLOS ALBERTO JÚLIO: UM DOS MAIORES PALESTRANTES DO BRASIL REALIZA CONFERÊNCIA EM SETEMBRO NA ILHA DE COMANDATUBA

De 16 a 19 de setembro, o Grupo K.L.A Educação Empresarial (SP) promove o 2º Seminário Empresarial com o tema "Reinventando Você e sua Empresa" direcionado para diretores, gerentes, líderes em geral, colaboradores e clientes especiais do universo corporativo. O evento será ministrado pelo renomado palestrante Carlos Alberto Júlio e acontecerá no Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, na Bahia.

O fundador e diretor geral do Grupo K.L.A Edílson Lopes anuncia que "apenas um grupo seleto de 150 participantes terão acesso a um conteúdo exclusivo (estratégias, gestão, pessoas, operações, marketing e vendas) elaborado pelo conferencista", explica.

Por isso, a dica é fazer as inscrições com antecedência, além de ter benefícios com valores promocionais para o pacote.

SOBRE O PALESTRANTE
Carlos Alberto Júlio foi eleito pela Revista Exame como um dos maiores palestrantes do Brasil no segmento empresarial. Segundo ele "em uma empresa todos somos marketing, vendas e recursos humanos". Por isso, na ocasião, os participantes farão uma revisão dos mais modernos conceitos de negócios com uma das maiores autoridades do mercado. Carlos Júlio, além de palestrante, é professor da ESPM, USP, FGV e autor dos livros: "Reinventando Você", "A Arte da Estratégia", "A Magia dos Grandes Negociadores", entre outros.

Inscrições e mais informações no site: www.klatreinamentos.com.br/reinventando/27

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Mostra de cinema brasileiro é atração na África do Sul durante a Copa



Começa nesta sexta-feira, 2 de julho, a Mostra de Cinema brasileiro nas cidades de Joanesburgo, Durban e Cidade do Cabo. Promovida pelo Expresso Brasil na Copa, a Mostra faz parte da programação de atividades que divulgam as expressões artísticas e intelectuais brasileiras na África do Sul durante a Copa. Serão exibidos os seguintes filmes: Broder de Jeferson De, Besouro de João Daniel e Filhos de João do baiano Henrique Dantas. Cada sessão será acompanhada de um Bate-Papo com os respectivos diretores que devem tirar dúvidas e dialogar com o público local. A Mostra segue com sua programação entre os dias 2, 3 e 4 de julho, simultaneamente nas três cidades africanas.

Expresso Brasil na Copa
Expresso Brasil na Copa é maior projeto cultural realizado no continente africano promovido pelo Ministério da Cultura do Brasil, através da Fundação Cultural Palmares, em parceria com a Maurício Pessoa Produções. O projeto visa disseminar a arte brasileira na África do Sul através de uma série de atividades que mostram o pensamento e as expressões artísticas e intelectuais brasileiras, a exemplo de oficinas, mostras de cinema, palestras, performances de rua e shows musicais.

PROGRAMAÇÃO DE 2 a 4 de julho


Joanesburgo

Cidade do Cabo

Durban
Sexta (2)
20h
Broder
20:15
Besouro

Horários a definir
Filhos de João
Sábado (3)
20h
Filhos de João
20:15
Broder
Besouro
Domingo (4)
20h
Besouro
20:15
Filhos de João
Broder


Acompanhe o dia a dia do expresso

Site: www.expressobrasilnacopa.com.br
Blog: www.expressobrasilnacopa.com.br/blog


quinta-feira, 1 de julho de 2010

EVANDRO CARLOS JARDIM ABRE EXPOSIÇÃO NO MASP

Artista faz uma releitura da mostra de 1973, realizada no mesmo Masp, da qual manteve o nome: “a noite, no quarto de cima, o cruzeiro do sul, lat. sul 23º32’36”, long.w.gr. 46º37’59”. Na abertura, marcada para esta quinta-feira (1º de julho), será lançada publicação com 20 imagens, algumas inéditas.


Um caminhante que circula pela cidade de São Paulo, atento a todos os detalhes, colhendo referências e registrando suas impressões sobre lugares e figuras em pinturas, colagens e gravuras. Com esta temática e um conjunto de obras que revisita a sua série intitulada “a noite, no quarto de cima, o cruzeiro do sul, lat. sul 23º32’36”, long.w.gr. 46º37’59”, o desenhista, pintor e gravador Evandro Carlos Jardim expõe no Masp – Museu de Arte de São Paulo (Av. Paulista, 1.578), até 22 de agosto, cerca de 250 trabalhos. Em parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Evandro produziu para a abertura da mostra, marcada para quinta-feira, 1º de julho, às 19 horas, uma plaquete (pequeno livro, de 26 páginas) com 20 imagens, impressa em dois tons de preto.

Com projeto gráfico do fotógrafo João Luiz Musa, a publicação reproduz algumas imagens expostas e outras gravuras inéditas produzidas pelo artista – entre essas, duas da Pinacoteca do Estado, sede anterior da Escola de Belas Artes e onde Jardim estudou. Para este trabalho, Jardim criou múltiplas possibilidades de leitura e de associação entre as imagens próximas e distantes como forma de explorar os mesmos lugares da cidade de São Paulo e seus arredores.

Já a exposição pode ser considerada uma releitura da mostra que Evandro produziu em 1973 e expôs no mesmo Masp, com curadoria de Pietro Maria Bardi. A atual tem curadoria do artista Luiz Armando Bagolin e reúne desenhos, gravuras, pinturas, fotografias, cadernos de anotações e objetos feitos ao longo destes 37 anos, pertencentes à coleção do artista e de coleções particulares. Algumas obras produzidas para a época estarão expostas, junto com outras do mesmo tema, “revistas” pelo artista.

Os textos assinados por Pietro Maria Bardi e Antonio Maluf para o catálogo da exposição de 1973 foram reeditados e “dialogam” com o atual, de Luiz Armando Bagolin.

Sobre o artista

Nascido em 1935, Evandro Carlos Jardim estudou pintura, modelagem e escultura, entre 1953 e 1958, e gravura em metal com Francesc Domingo Segura, entre 1956 e 1957, na Escola de Belas Artes de São Paulo. Paralelamente à carreira artística, é professor universitário em várias instituições, como a Escola de Belas Artes, a FAAP e a ECA-USP. Em 1987 foi convidado a coordenar ateliês livres, como o Ateliê Experimental de Gravura Francesc Domingo, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), e a Oficina de Gravura em Metal do Sesc Pompéia, ainda em atividade. Entre diversas outras exposições, participou da 9ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1967, da 2ª Jovem Arte Contemporânea do MAC-USP, em 1968, e da 38ª Bienal de Arte de Veneza, em 1976, representando o Brasil.


Mais informações para a imprensa com Fabio Bahr e Ivani Cardoso (Lu Fernandes Comunicação e Imprensa) pelo Telefone: (11) 3814.4600.