sábado, 31 de julho de 2010

ALL abre inscrições para Programa Trainee 2011

Reconhecida como a maior operadora logística da América Latina, a ALL – América Latina Logística (Bovespa: ALLL11) inicia no próximo mês o processo de seleção para o Programa de Trainee ALL 2011, com inscrições entre 2º e 27 de agosto, pelo site: www.alltrainee.com. Criado em 1997, o Programa Trainee da ALL é considerado um dos maiores do país, com uma média anual de 20 mil inscritos.

Segundo o Gerente de Gente da ALL, Rodrigo Paupitz, dos trainees formados na companhia, 31% hoje ocupam a posição de gerentes, 32% são coordenadores e 9% estão entre superintendentes e diretores da companhia. “Temos treinado profissionais que se destacam nos mais diversos segmentos. Inclusive, dois dos atuais diretores da empresa fizeram parte do nosso programa de Trainee”, afirma.

As vagas são direcionadas a graduados ou pós-graduados em qualquer habilitação nos anos letivos entre dezembro de 2008 e de 2010, que possuam inglês fluente, domínio das ferramentas de informática e disponibilidade de mudança para outras cidades. Além de um salário compatível com o mercado, a ALL oferece um pacote de benefícios que inclui assistência médica e odontológica, vales transporte e alimentação, seguro de vida e participação nos resultados.

Apesar de não haver limite de vagas, tradicionalmente, o programa seleciona cerca de 20 candidatos. No programa aberto em 2009 foram 17 pessoas selecionadas em um universo de 20 mil inscritos. "Serão selecionados candidatos que tenham um perfil adequado ao da ALL, ou seja, espírito empreendedor, criatividade e vontade de aprender e crescer profissionalmente”, revela o Gerente de Gente da ALL, Rodrigo Paupitz. Os trainees poderão atuar em diversas áreas da companhia, como projetos logísticos, operações, comercial, planejamento, marketing, gente, finanças, tecnologia da informação, meio am biente e jurídico.
As etapas de seleção envolvem provas on line, dinâmicas de grupo, entrevistas com a área de Gente (Recursos Humanos), além da etapa final com o Presidente e Diretores da Empresa.

Com duração de 12 meses, o Programa inclui três módulos diferentes: Programa de Integração, Programa de Treinamento on the Job e Programa de Desenvolvimento das Competências Essenciais. Os aprovados conhecem as principais unidades de negócio da empresa, tanto na operação ferroviária como rodoviária e passam a atuar nas áreas com que mais se identificam.

Os novos trainees passam ainda pelo treinamento específico das áreas e por um programa gerencial, que tem como objetivo capacitá-los nas ferramentas empreendedoras. “A idéia da companhia é transformar o trainee em líder em doze meses”, afirma Paupitz.

PROJETO FINAL

O primeiro grande desafio enfrentado pelo trainee será o Projeto Final. Até o término do Programa, os participantes deverão apresentar seu projeto, constituindo-se em uma ação inovadora com impacto positivo no negócio da companhia.
Para a estruturação do projeto, os trainees recebem inicialmente a orientação de consultoria especializada e depois são também acompanhados por uma banca composta por um gerente representante de cada diretoria e pela Gerência de Gente.
Os projetos considerados pela banca como sendo os três melhores serão premiados com uma bolsa de pós-graduação, MBA ou Mestrado.

DE TRAINEE A DIRETOR

Conhecida por sua estratégia de gestão inovadora, com forte investimento em treinamento, formação e manutenção de seus colaboradores, a ALL conta com dois diretores oriundos do seu Programa de Trainee. Alexandre Zanelatto e Sergio Nahuz que comandam, respectivamente, as Diretorias de Operações e Produtos Industrializados.

Engenheiro civil, Zanelatto ingressou na empresa como trainee em 1999 na área de operações e teve uma rápida trajetória de ascensão. “Já neste primeiro cargo, procurei enxergar a minha função como parte de um todo. Na ALL, as áreas comerciais, de operação e administrativas têm que estar direcionadas para o mesmo objetivo para que as metas globais da empresa sejam atingidas”, afirma.

Nos anos seguintes exerceu as funções de Analista de Operações, Coordenador de Engenharia e Planejamento, Gerente do Porto de Paranaguá, Gerente de Unidade de Produção PR/SC, assumindo a Superintendência de Produção Norte no final de 2006.

Segundo Zanelatto, “a companhia proporciona grande oportunidade de crescimento profissional, desenvolvimento de espírito de equipe e formação pessoal. A cultura meritocrática é também um dos principais pilares a estimular o crescimento profissional”.

Nahuz ingressou na ALL no Programa Trainee de 2002, para atuar na área de Granéis. Começou como analista e, em menos de 12 meses, passou a coordenador da Gerência Nacional de Grãos. Com um ano e meio de empresa, assumiu a Unidade de Negócios Granéis Centro-Oeste, que passava por um processo de reformulação. “Fizemos toda a reestruturação do negócio, o que levou a um crescimento de 50% nos dois anos seguintes”, conta.

Nos anos seguintes, o executivo conheceu todo o trâmite da unidade ao passar pelas áreas de Granéis Norte e Granéis São Paulo. Este ano, assumiu a diretoria de industrializados.

A escolha pela ALL teve como um dos principais fatores a cultura da companhia. “Olhava para o corpo gerencial e para a diretoria e via que era possível chegar lá. O grau de responsabilidade é alto em todos os níveis de atuação, os profissionais são treinados para assumir grandes responsabilidades desde o começo, inclusive, a de formar novos líderes, mantendo uma equipe com excelente desempenho”, afirma Nahuz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário