terça-feira, 6 de setembro de 2011

Lançamento Livro João Carlos Martins



Fotobiografia de João Carlos Martins ganha segunda edição


Marcada por tragédias e superações, a história de vida de João Carlos Martins é fascinante. Sua meteórica ascensão como pianista até se tornar um dos mais importantes intérpretes da obra de Bach, os vários acidentes que prejudicaram os movimentos das mãos, os períodos de recuperação e afastamento forçado dos palcos, a luta para continuar a tocar, o fim da carreira como pianista e a reinvenção de si mesmo como maestro, o sonho de democratizar a música erudita, os projetos de musicalização de crianças – tudo isso inspira admiração e respeito.

Homenagem sincera a João Carlos e ao seu amor à música, a fotobiografia apresenta a sua trajetória por meio de centenas de imagens – algumas delas inéditas – como fotografias, reproduções de partituras, artigos de jornal, capas de discos e programas de concerto. Depoimentos de personalidades como Dave Brubeck, Jô Soares, Nizan Guanaes e Marcelo Tas complementam a obra.

Na segunda edição, o livro ganhou três novos capítulos, que abordam momentos recentes da vida do maestro, como o concerto de sua orquestra, a Bachiana Filarmônica, ao lado de Dave Brubeck, no Lincoln Center, em Nova York, em 2009; o concerto feito com Arthur Moreira Lima, realizado no mesmo local em 2010; a homenagem recebida pela escola de Samba Vai-Vai, que o escolheu como tema de seu desfile campeão do Carnaval paulistano deste ano; a apresentação com Chitaõzinho e Xoroxó na Sala São Paulo em 2009, abolindo fronteiras entre o popular e o erudito, e o incessante trabalho de João Carlos como educador, à frente da Fundacão Bachiana Filarmônica, junto a crianças em situação de vulnerabilidade.

De autoria do jornalista Stefan Gan. o livro tem patrocínio da Fundação Carlos Chagas, que apóia a Fundação Bachiana Filarmônica.



"João Carlos Martins"
Autor: Stefan Gan
Yupik Editorial
220 págs.
R$ 99,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário