quarta-feira, 3 de outubro de 2012

OUTUBRO ROSA 2012 - GRUPO AMIGAS DO PEITO






O Grupo Amigas do Peito de Bauru, uma associação sem fins lucrativos, formada na maioria por mulheres que foram acometidas pelo câncer de mama e que promovem eventos com a finalidade de prestar assistência às portadoras da doença, além de ações preventivas de combate ao câncer de mama apresenta a programação da Campanha OUTUBRO ROSA 2012 com várias ações durante todo o mês, alertando sobre a importância da detecção precoce da doença, o melhor caminho para a cura. E convoca toda sociedade bauruense para participar desta campanha de conscientização, que salva vidas.

 

SOBRE OUTUBRO ROSA:

Um movimento de conscientização a respeito do câncer de mama que começou nos Estados Unidos nos anos 90 e hoje acontece em todo o mundo, com instalação de iluminação cor rosa em monumentos e pontos turísticos, como na Torre Eiffel em Paris, Cristo Redentor no Rio, Ponte Estaiada em São Paulo, Ópera de Arame em Curitiba, e em várias cidades brasileiras.

Em Bauru, o Grupo Amigas do Peito vem coordenando esta campanha desde 2010 com o lema “Mulher que se cuida se toca: faça mamografia todo ano e autoexame todo mês” e visa mobilizar a população em geral sobre a importância do diagnóstico precoce através da realização da mamografia, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) o percentual de mulheres entre 40 e 70% anos que conseguem realizar a mamografia é de apenas 12%.

Assim, a partir deste domingo, as voluntárias do Grupo Amigas do Peito estarão realizando várias ações, entregando 28 mil folhetos educativos e 28 mil fitinhas com o lema da campanha para as pessoas colocarem no pulso: “MULHER QUE SE CUIDA, SE TOCA: faça mamografia todo ano e autoexame todo mês”, lembrando-as da importância da detecção precoce da doença. Além disso serão expostos na cidade 500 cartazes e a inserção de um comercial de TV que ensina as mulheres a fazerem o autoexame e incentiva a realizar a mamografia anualmente para as maiores de 40 anos, como forma de prevenção.

Nas ações públicas as voluntárias do Grupo Amigas do Peito incentivam as mulheres a fazerem o autoexame das mamas todo mês, com o uso de próteses de silicones chamada de “Mama Amiga”, próprias para instruir quanto a forma certa de fazê-lo, porém, o autoexame não substitui os exames médicos como a mamografia, é importante que a mulher conheça seu corpo e caso haja alguma alteração nas mamas ela o detectará precocemente, principalmente nas mais jovens em que a mamografia ainda não é indicada e para as mais de 40 anos, no intervalo entre uma mamografia e outra a doença pode aparecer.

O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no Brasil, somente em 15% a detectam na fase inicial, o que indica que as mulheres procuram o serviço médico tardiamente, com a doença avançada, já as que detectam logo no início além de aumentar a chance de cura, geralmente são submetidas a cirurgias conservadoras, onde a mama é preservada e o mais importante: é o melhor caminho para a cura.

A ACIB – Associação Comercial e Industrial de Bauru será um posto de entrega de material da campanha (fitinhas de pulso, folders e cartazes) para empresas interessadas em compartilhar com funcionários e clientes.

O Grupo Amigas do Peito é uma associação sem fins lucrativos e para desenvolver ações de auxílio a mulheres com câncer de mama necessita de promover eventos com  renda revertida para o Grupo, que tem como grande meta conseguir uma sede para poder atuar mais efetivamente no auxílio a quem está passando pela doença, por isso, entre as ações promoverá uma Ação entre Amigos, com sorteios de prêmios e uma Noite Outubro Rosa no Santa Madalena, com renda revertida para o Grupo.

A mais importante ação desta campanha é o III Mutirão da Mama, que acontecerá dia 20/10 no HEB, uma parceria com o Hospital Estadual de Bauru, porém, ainda depende da adesão de médicos voluntários, mesmo que por algumas horas. Neste dia, médicos farão o exame clínico da mama e as que apresentarem nódulos farão a mamografia no mesmo dia e as que se enquadrarem nos requisitos médicos serão agendadas para exame de mamografia no decorrer do mês. Entretanto, o número de vagas dependerá do número de médicos voluntários. Oportunamente serão divulgadas informações sobre o Mutirão da Mama.

Pela procura pelo Mutirão da Mama o Grupo Amigas do Peito faz um apelo aos médicos de qualquer especialidade para se inscreverem como voluntário pelo email contato@amigasdopeito.com

A Prefeitura Municipal de Pederneiras aderiu a Campanha Outubro Rosa e em parceria do o Grupo Amigas do Peito estará promovendo na cidade vizinha a mesma campanha, divulgando o mesmo material desenvolvido pelo Grupo Amigas do Peito (fitinhas de pulso, folders, cartazes e camisetas).

 

PROGRAMAÇÃO

 

·       30/set, domingo:

- a partir das 8h30 distribuição de fitinhas de pulso e panfletos na Av. Getúlio Vargas (área interditada para lazer) onde também estará vendendo camisetas estilizadas da campanha.

- noite: início da iluminação de vários pontos da cidade com luz rosa e exposição de painéis e banner da campanha, que ficarão todos os dias do mês de Outubro, nos seguintes locais:

 

- Quadra 22 da Av. Getúlio Vargas: Painel iluminado no prédio da Construtora Dinâmica;

- Praça Copaíba, na quadra 22 da Av. Getúlio Vargas

- Árvore Gigante na Praça Portugal

- Câmara Municipal de Bauru

- Faculdade de Odontologia de Bauru USP, Av. Octávio Pinheiro Brizola

- Clínica Cristina Castro: Rua Manoel Bento Cruz

- Hospital Beneficência Portuguesa; Rua Rio Branco

- Hospital Amaral Carvalho, Rua Rio Branco

- Athos - Centro de Desenvolvimento Humano Rua: Maria José, 11-55

- Divina Depil Rua Araújo Leite

- OAB Bauru Av. Nações Unidas

- ACIB: Rua Bandeirantes, 8-78

E demais locais que ainda não informaram ao Grupo Amigas do Peito.

 

·        06/10, sábado:

8h participação na Caminhada de conscientização que acontecerá na cidade de Pederneiras na Av. Bernardino Flora Furlan, por iniciativa da da Prefeitura Municipal de Pederneiras, que aderiu a Campanha Outubro Rosa.

 

18 h Ação Outubro Rosa no Jogo do  Paschoalloto Bauru no Ginásio  Panela de Pressão, com distribuição de fitinhas de pulso e folders, venda de camisetas da campanha.

Os jogadores usarão uniforme rosa em adesão a campanha.

 

·        09/10, terça feira

19h Ação entre Amigos na Assenag (Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos), em prol do Grupo Amigas do Peito, convites a 20 reais.

 

·        3) 13/10, sábado

A partir as 10 h na quadra 05 do Calçadão da Batista de Carvalho, entrega de fitinhas, panfletos, ensinar autoexame com “mama miga”

 

·         20/10, sábado

8 h III Mutirão Outubro Rosa no HEB

Em breve release específico (depende da adesão de mais médicos voluntários)

 

22 h NOITE OUTUBRO ROSA anos 70 e 80

Com DJ Waldir ( ex residente do Stalus e Camarin)

Local: Santa Madalena, na Rua Antonio Alves, 31-54

Convites: 25 reais nas Lojas Roth (Getúlio, Calçadão e Shopping) e no Santa Madalena

 

 

·        6) 27/10, sábado

Às 19 h MISSA OUTUBRO ROSA

Local: Igreja Santa Rita, na Rua São Gonçalo, 3-54, com celebração do Padre Agnaldo.

 

·        OBS: Ainda sem data definida o dia da ação no Shopping e de um Culto Ecumênico que acontecerá na OAB Bauru.

 

Patrocínios:

ACIB; AD CORRETORA DE SEGUROS; AMAVITA Clinica Oncológica; BRUNA SEMI JOIAS; CONSTRUTORA DINÂMICA; CRISTINA CASTRO diagnóstico por imagem; JORNAL DA CIDADE; REIS JR IMOBILIÁRIA; LUME LIGHT; MASTOCLIN; MUDANÇAS PEDRINHO; ROTARY PARQUE DAS NAÇÕES

 

Apoios:

96 FM; BELLA BOLSAS E BIJUS; JORNAL BOM DIA; OLIVIER CAMISETAS; TV TEM; HOSPITAL ESTADUAL DE BAURU; PARÓQUIA SANTA RITA, OAB Bauru; LOJAS ROTH; REVISTA ATENÇÃO; GAVA.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário