terça-feira, 16 de abril de 2013

AFROREGGAE abre sede de representação em São Paulo


AFROREGGAE abre sede de representação em São Paulo
Primeiro escritório do Grupo fora do Rio de Janeiro contará com parcerias do setor público e privado
O AfroReggae - grupo cultural focado na profissionalização de jovens, reinserção de pessoas no mercado de trabalho e mediação de conflitos por meio da arte e cultura em geral, resultando em uniões inéditas e antes improváveis entre ex-traficantes e policiais, artistas famosos e moradores de favelas - instala em São Paulo seu primeiro escritório de representação fora do Rio de Janeiro. Com o apoio da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo-, que está viabilizando o escritório paulista, o Grupo tem como proposta colaborar com projetos por meio do mesmo trabalho em tecnologia social que acontece no Rio e já foi exportado para outros lugares do mundo. A nova sede do AfroReggae faz parte das comemorações de 20 anos de atuação da ONG.

O local escolhido para abrigar o grupo é o Prédio Altino Arantes, do banco Santander, um dos símbolos de São Paulo. A inauguração acontece hoje (11 de abril), e caracteriza o crescimento do AfroReggae e a expansão dos 40 projetos em atividade pelo Brasil. Na inauguração, será apresentado o primeiro projeto em desenvolvimento na cidade de São Paulo. O Cultura de Ponta, em parceria com o Banco Santander, a FIESP e o site Catraca Livre, consiste de uma seção no site Catraca Livre produzida e redigida por jovens da periferia. O objetivo é mostrar o que acontece nos lugares mais escondidos da cidade, com dicas culturais, agenda de eventos, serviços, opções de lazer e esporte.

Parceria FIESP

Além da nova sede, o AfroReggae anuncia seu primeiro projeto com a FIESP: o Empregabilidade, sucesso no Rio de Janeiro e referência mundial, que em São Paulo terá como padrinho o apresentador Luciano Huck. "Vamos somar nossa experiência em educação e qualificação profissional, além de mobilizar as empresas paulistas para garantir as vagas", diz Paulo Skaf, presidente da FIESP. "Será, com certeza, uma parceria cheia de fortes sinergias", afirma ele. "E que vai inspirar novos projetos, nos quais já estamos pensando, para atuar juntos."

O Empregabilidade é um dos carros-chefe do Grupo, que ajuda a integrar egressos do sistema penal e presos no regime semi-aberto ao mercado de trabalho, e conta com a coordenação de Chinaider Pinheiro, ex-líder do tráfico. Este projeto é a prova de que uma nova chance é possível e que a união e a quebra de preconceitos faz a diferença. "É aqui que o mundo muda e que a gente muda o mundo", ressalta José Junior, Coordenador Executivo do AfroReggae.

Além da FIESP, a chegada à capital paulista foi possível também graças às parcerias firmadas com a secretaria municipal de Assistência Social, a secretaria estadual de Desenvolvimento Social, o Itaú Cultural, Santander e o projeto Aprendiz. Desde 2006, o AfroReggae procura desenvolver a melhor forma de atender às demandas da cidade, que já possui vínculo forte com o trabalho do grupo. A agência de publicidade Prole também é um dos parceiros na inauguração. No Rio de Janeiro, a agência colabora com o AfroReggae desde 2007 em projetos de caráter social, esportivo e de empreendedorismo. O escritório da Prole em São Paulo também será um braço de apoio às ações da ONG no estado.

A união da favela com o asfalto é um marco do compromisso do AfroReggae com a sociedade em busca do reconhecimento e afirmação desses espaços como partes integrantes e atuantes da cidade. O trabalho sério e os resultados surpreendentes, sob a batuta do coordenador executivo José Junior, possibilitaram parcerias entre instituições públicas, como Governo do Estado do Rio e a Prefeitura do Rio, além de empresas que entendem a importância de contribuir para o desenvolvimento das comunidades cariocas, como a Natura, o banco Santander, as Organizações Globo e a Petrobras.

Atualmente, com sete espaços fixos no Rio de Janeiro - na Lapa e nas comunidades de Vigário Geral, que conta com o Centro Cultural Waly Salomão (referência em formação de excelência na área cultural), Complexo do Alemão, Parada de Lucas, Nova Era, Cantagalo/Pavão-Pavãozinho e Vila Cruzeiro - o AfroReggae desperta potencialidades artísticas nos jovens, criando novas oportunidades de desenvolvimento sociocultural, afastando e resgatando muitos de um possível envolvimento com a criminalidade.

HISTÓRICO
Criado em 1993, o AfroReggae nasceu a partir da iniciativa de um grupo de amigos que promovia festas de reggae no Rio de Janeiro. O grande sucesso dos eventos impulsionou a criação do AfroReggae Notícias - ARN, um jornal informativo que promovia a valorização da cultura negra e pretendia disseminar o modo de vida da favela. Inicialmente produzido e distribuído voluntariamente pela própria equipe editorial, o ARN nº 0 foi lançado no dia 21 de Janeiro de 1993 e se tornou o marco do nascimento do Grupo Cultural AfroReggae.

O Grupo Cultural AfroReggae foi legalizado ainda em 1993 e já nasceu pensando em oferecer arte e cultura como alternativa de vida para os moradores. Em 1994, começam as primeiras oficinas de percussão, dança afro e reciclagem de lixo em Vigário Geral. Nesses vinte anos, o sucesso e comprometimento da ONG atraíram "padrinhos" e admiradores de peso, como Waly Salomão, Caetano Veloso, Regina Casé, Gabriel O Pensador e Herbert de Souza.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário