segunda-feira, 29 de abril de 2013

Virada Cultural 2013 no Museu da Casa Brasileira


Virada Cultural 2013 no MCB tem programação especial com a série de shows “Caravana Cigana”, Música no MCB e Oficina de Papietagem

 



 

Agenda do final de semana do evento, em 18 e 19 de maio, inclui shows dos grupos Mutrib, Orkestra Bandida e Mawaca

 

No espírito paulistano de uma cidade que “nunca para”, a Virada Cultural promove a convivência em espaço público durante 24 horas convidando a população a se apropriar da cidade por meio da arte, da música, da dança e das manifestações populares. Desde a sua primeira edição, em 2005, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, participa do evento e para este ano programou, entre os dias 18 e 19 de maio, uma série de atrações especiais para toda a família. O destaque fica por conta da série de shows “Caravana Cigana”, celebrando ritmos de povos que transitam pelas várias regiões do mundo com os grupos Mutrib, Orkestra Bandida e Mawaca.

 

Os eventos têm início no sábado, 18 de maio, às 14h30, com a oficina educativa Uma Tarde no Museu, cuja proposta será a construção de uma réplica de objeto da Coleção MCB por meio da papietagem, técnica que consiste em sobrepor camadas de jornal criando uma estrutura que será finalizada por meio da pintura. Durante todo o fim de semana da Virada Cultural, o público terá acesso gratuito às mostras em cartaz: “BID 8|10|12 – Bienal Ibero-Americana de Design” e “Local x global: a arquitetura como lugar”, e às exposições de longa duração “A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado” e “Coleção MCB”.

 

Ainda no dia 18, a partir das 20h, apresenta-se no museu o grupo Mutrib, com ritmos tradicionais do Mediterrâneo Oriental e dos Balcãs. Em seguida, às 21h30, é a vez da Orkestra Bandida, grupo formado por instrumentistas pesquisadores da música cigana oriental que se especializaram no estilo Fasil: música das boates, cabarés e festas ciganas.

 

Já no domingo, às 11h, o projeto Música no MCB traz a Orquestra Arte Barroca, com repertório camerístico e orquestral dos séculos 17 e 18 no programa “O Ballet de Corte – A música nos tempos de Luis XIV”. A agenda da Virada Cultural 2013 no Museu da Casa Brasileira será encerrada com o show do Mawaca, “Inquilinos do Mundo”, às 18h, com influências do estilo de vida nômade, em uma grande celebração musical.

 

PROGAMAÇÃO MUSEU DA CASA BRASILEIRA - VIRADA CULTURAL

18 e 19 de maio – Entrada gratuita no sábado e no domingo

 

18 de maio

 

14h30 – Programa educativo Uma Tarde no Museu – “Oficina de Papietagem”

Durante a Virada Cultural, no sábado, o programa educativo Uma Tarde no Museu promove mais uma edição de suas oficinas gratuitas voltadas às famílias e ao público em geral, propondo uma atividade de interpretação do acervo com técnicas de criação em papel machê.

 

*Inscrições: 11 3032 2499/3032 3727 – agendamento@mcb.org.br

Chegar com antecedência de 15 minutos

Vagas: 25 (sem limite de idade)

 

20h – Caravana Cigana - Show Mutrib

Nascido do interesse comum de músicos do cenário paulistano em ritmos tradicionais do Mediterrâneo Oriental e dos Balcãs, o grupo Mutrib reúne em suas apresentações representações do folclore das diferentes regiões do mundo percorridas pelos seus integrantes. Essa convergência multicultural sonora traduz o nome do grupo, Mutrib, que em turco significa “energia que emana do encontro de músicos”.

 

21h30 – Caravana Cigana - Show Orkestra Bandida

Liderada pelo multi-intrumentista Mário Aphonso III e ligada à Fundação Tarab, a Orkestra Bandida trabalha o estilo Fasil por meio de uma instrumentação peculiar que inclui alaúde, sax, clarinetes, ney, kaval, violão manouche, rabeca, percussão oriental e contrabaixo, misturando várias culturas ciganas para produzir seu próprio som.

 

19 de maio

 

11h – Música no MCB - Orquestra Arte Barroca

Formada em 2007 por Paulo Henes, a orquestra tem como proposta interpretar o repertório camerístico e orquestral dos séculos 17 e 18. Para a ocasião, apresentarão o programa “O Ballet de Corte – A música nos tempos de Luis XIV” que ressalta as características heroicas sempre acompanhadas pelo pendor tipicamente francês para a clareza, a graça, a moderação e a elegância. No repertório, obras de Jean-Baptiste Lully, Jean-Marie Leclair L'Aîné e Jean-Philippe Rameau.

 

18h – Caravana Cigana - Show Mawaca – “Inquilinos do Mundo”

No espetáculo “Inquilinos do Mundo” o foco é o nomadismo musical, as trocas e intercâmbios que acontecem entre as pessoas quando em trânsito pelo mundo. O Mawaca, que conta com a direção musical de Magda Pucci, pesquisa e recria a música das mais diversificadas partes do globo, interpretando canções em mais de quinze línguas. Sua formação integra cantoras acompanhadas por: acordeom, violoncelo, flauta e sax soprano, contrabaixo, além de instrumentos de percussão como as tablas indianas, derbak árabe, djembés africanos, berimbau, vibrafone e pandeirões do Maranhão. 

 

18 e 19 de maio

 

EXPOSIÇÕES

BID 8|10|12 – Bienal Ibero-Americana de Design

Visitação: até 16 de junho

 

Sob a curadoria de Giovanni Vannucchi e Ruth Klotzel, o Museu da Casa Brasileira traz uma seleção de peças apresentadas em Madri nas três edições da BID – Bienal Ibero-Americana de Design, exposição que acontece a cada dois anos na capital espanhola, organizada pela DIMAD, Associação Designers de Madri, e pela Fundación Diseño Madrid. BID 8|10|12 apresenta trabalhos representativos de diferentes categorias do design produzidas nos últimos 20 anos nos países ibero-americanos, revelando a situação atual e a evolução experimentada na região. Trabalhos nas áreas de design gráfico, moda e têxtil, digital e design de produto, e design de interiores, ajudam a entender a presença das cidades de São Paulo, Bogotá, Buenos Aires, México DF, Lisboa e Madri, entre as novas capitais do design.

 

Realização: MCB e Doble Cultura + Social

Patrocínio: Deca

Apoio: DIMAD, OZ Estratégia + Design, Estúdio Infinito e ProAC

 

Local x global: a arquitetura como lugar

Visitação: até 9 de junho

 

No âmbito do ano de Portugal no Brasil, “Local x global: a arquitetura como lugar” apresenta um recorte da produção arquitetônica luso-brasileira contemporânea a partir do tema “casa”. No Museu da Casa Brasileira, a mostra apresenta, por meio de fotografias, maquetes e vídeo, o diálogo entre os dois países em 20 projetos, 10 de cada país.

 

Realização: MCB e NOTE – plataforma de divulgação de arquitetura

Apoio: Escola da Cidade, Câmara Municipal de Lisboa e Ordem dos Arquitetos de Portugal

 

A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado

Exposição de longa duração

 

A mostra da coleção Crespi-Prado, inaugurada em setembro de 2012, relembra o uso residencial do imóvel que abriga o MCB desde 1972 por meio da abordagem da trajetória e cotidiano de seus moradores originais: Fábio Prado e Renata Crespi. O protagonismo do casal na São Paulo do início do século 20 é destacado por meio de textos de especialistas, depoimentos em vídeo e ampla contextualização iconográfica.

 

SERVIÇO:

 

Virada Cultural no MCB

Dias 18 e 19 de maio, sábado e domingo - Gratuito 

Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727
 
Acesso a pessoas com deficiência/ Bicicletário com 20 vagas
Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3032-2564 / agendamento@mcb.org.br  
Site:
www.mcb.org.br
Redes sociais:
www.facebook.com/museu.dacasabrasileira / Twitter: @mcb_org

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário