O Câncer de Mama no Alvo da Moda comemora 18
anos no Brasil
Atriz
Carolina Ferraz relembra sua primeira participação com o alvo azul em 1995,
quando estava grávida de sua filha Valentina; as duas participam juntas da nova
campanha publicitária
A campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda,
realizada pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) completa, em
2013, 18 anos no Brasil. Para comemorar sua maioridade brasileira, a iniciativa
criada em 1994 por Ralph Lauren, nos EUA, traz nova campanha publicitária
nacional e muita história.
Campanha publicitária para marcar os 18 anos
Foi
com surpresa, ao olhar a foto da sua primeira participação em apoio à campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda,
que a atriz Carolina Ferraz, na época grávida de sua filha Valentina Ferraz
Cohen, topou participar dos 18 anos da iniciativa realizada pelo IBCC.
A
primeira imagem foi feita por Carolina Ferraz, em 1995, para uma das primeiras
ações publicitárias que marcavam o lançamento da Campanha no Brasil. A atriz
estava no oitavo mês de gestação e vestia a camiseta com o alvo azul. Agora,
com a filha Valentina já ‘crescidinha’, a atriz repete a dose, com a sua filha
ao lado mais uma vez, e participa da publicidade que comemora os 18 anos da Campanha
no Brasil.
"É
um orgulho fazer parte de uma campanha tão importante. Quando fui convidada
pela primeira vez, estava grávida de oito meses da Valentina, e foi sensacional
contribuir para quebrar tabus sobre o câncer de mama, conscientizando, recuperando
a autoestima e desmistificando a doença. Depois de 18 anos, a emoção se repete.
Eu e Valetina estamos juntas novamente nessa causa”, revela Carolina Ferraz
durante a gravação.
Além
da Família Ferraz relembrar a primeira participação, o filme de 27’’ e 30’’,
que estreia nacionalmente na próxima semana, traz as atrizes Bruna Marquezine,
Marina Ruy Barbosa e Carolina Oliveira, que mostram a beleza de seus 18 anos,
representando a idade comemorativa de O Câncer de Mama no Alvo da Moda no País.
Todas
as participantes revelam a vivência e força da Campanha durante todos os seus
anos de existência e luta contra o câncer de mama. Alertam também para os
cuidados médicos e convocam a todos sempre a participar da causa.
A
criação da campanha publicitária foi assinada pela Ogilvy & Mather Brasil.
O filme foi dirigido por Flávio Zangrandi e as gravações aconteceram no
Rio de Janeiro, com produção da Conspiração Filmes. O make hair foi realizado
por Júnior Mendes.
Sucesso no Brasil
A
campanha O Câncer de Mama no
Alvo da Moda chega aos seus 18 anos com muito sucesso, conquistando
cada vez mais o apoio de diversas empresas, artistas, celebridades do mundo da
moda e da música, imprensa e sociedade como um todo.
Nesses
anos, a Campanha ajudou o IBCC a quebrar tabus sobre a doença, por meio da
conscientização, recuperando a autoestima das mulheres e desmistificando o
câncer de mama, que pode ser vencido quando detectado precocemente. Com
iniciativas que alertam cada vez mais a população, a Campanha tornou-se mais do
que informativa: transformou-se para muitos brasileiros em uma bandeira de luta
contra o câncer.
Para
se ter uma ideia da grandeza da Campanha, nos últimos 18 anos o IBCC,
referência nacional e internacional em Oncologia, cresceu, modernizou seu
parque tecnológico e ampliou suas áreas de atuação e seus centros de
tratamento. Todas essas conquistas foram viabilizadas, em parte, com a verba
arrecadada com a venda de produtos com o alvo azul, desenvolvidos por
empresas-parceiras, que destinaram um percentual do valor arrecadado ao
IBCC. No total, foram R$ 76,5 milhões repassados ao Hospital, investidos
em ampliação de cinco andares, passando de 43 para 180 leitos, novo Centro
Cirúrgico, nova UTI e aquisição de muitos equipamentos de alta tecnologia que
se tornaram aliados importantes no tratamento do câncer.
Nesse
período, também foram realizados 1.072.293 consultas, 75.838 cirurgias, 63.035
internações, 309.796 exames de ultrassom, 231.308 mamografias, 282.904
aplicações de quimioterapia e 537.711 sessões de radioterapia.
Mas
O Câncer de Mama no Alvo da
Moda teve início um ano antes de estrear no Brasil. A Campanha foi
idealizada pelo estilista Ralph Lauren, nos EUA, que, ao acompanhar sua amiga,
a jornalista Nina Hyde, na luta contra o câncer de mama, resolveu usar a moda
para falar com as mulheres sobre este assunto. Assim nasceu o tão conhecido
alvo azul, sendo uma campanha adotada de imediato pelo Conselho dos Designers
de Moda da América (CFDA, do inglês). De qualquer modo, assim que desembarcou
em terras brasileiras tomou forma e raízes nacionais, conquistando muitos
adeptos e crescendo até chegar à sua maioridade, tornando-se, sem sombra de
dúvidas, a campanha de maior longevidade já realizada no País. Há muito para
ser feito, mas comemorar em grande estilo, relembrando as vitórias, é sempre
bom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário