domingo, 17 de julho de 2011

Amantes do Carnaval de São Paulo já podem se programar







• Definida a ordem dos desfiles do Carnaval 2012 de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo já definiu a ordem dos desfiles do Carnaval de 2012, que acontece de 17 a 22 de fevereiro. Estiveram presentes ao sorteio, que ocorreu ontem, dia 11 de julho, numa churrascaria da cidade, representantes das 14 agremiações do Grupo Especial e das 8 do Acesso, assim como Caio Luiz de Carvalho, presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), empresa municipal de promoção turística e eventos e responsável pela realização do Carnaval junto às escolas.

A Vai-Vai, campeã do Carnaval 2011, será a quarta escola a desfilar na sexta-feira, dia 17 de fevereiro de 2012. A Camisa Verde e Branco, vice-campeã do Grupo de Acesso no ano passado, abrirá os desfiles na sexta-feira e a Tom Maior encerrará a festa no sábado.

Confira a ordem dos desfiles:

GRUPO ESPECIAL

Sexta-feira - 17/02
1 Camisa Verde e Branco
2 Império de Casa Verde
3 X-9 Paulistana
4 Vai-Vai
5 Rosas de Ouro
6 Acadêmicos do Tucuruvi
7 Mancha Verde

Sábado - 18/02
1 Dragões da Real
2 Pérola Negra
3 Mocidade Alegre
4 Águia de Ouro
5 Unidos de Vila Maria
6 Gaviões da Fiel
7 Tom Maior


GRUPO DE ACESSO

Domingo - 19/02
1 Unidos de São Lucas
2 Estrela do Terceiro Milênio
3 Unidos do Peruche
4 Nenê de Vila Matilde
5 Morro da Casa Verde
6 Imperador do Ipiranga
7 Acadêmicos do Tatuapé
8 Leandro de Itaquera

Impacto econômico e turístico

O Carnaval de São Paulo movimenta, em geral, mais de R$ 100 milhões na economia da cidade e dá emprego para 4,3 mil pessoas que trabalham nos barracões dos blocos e escolas de samba, que somam 95 agremiações no total. Nada menos que 107 mil integrantes desfilam no Sambódromo do Anhembi, também administrado pela SPTuris. Cerca de 120 mil pessoas assistem ao Carnaval no Sambódromo todos os anos, sendo 23 mil turistas.

Fábrica do Samba

Outro projeto que já está em andamento é a construção da “Fábrica do Samba”, local próximo ao Sambódromo que abrigará 14 barracões para as escolas de samba que desfilam no Grupo Especial do Carnaval de São Paulo. Segundo Caio Luiz de Carvalho, “a administração municipal teve papel fundamental na criação desse espaço, porque vai permitir a geração de empregos em vários segmentos ligados ao Carnaval, desenvolvimento de projetos sociais e das economias criativas”. As obras devem ser concluídas no segundo semestre de 2012 para que, no ano seguinte, o espaço seja utilizado pelas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário