sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Exposição da Sonia Gabriele - Aniversario de Bauru





Sonia Gabriele expõe abstratos na Galeria da Assenag
A mostra inédita é uma homenagem aos 115 anos Bauru, aos 30 anos de carreira da artista e
os 45 anos da Assenag



Da janela do seu atelier, Sonia Gabriele encantou-se com a cor lilás que o céu de inverno presenteou Bauru em um recente pôr- do- sol. Visão de tão raro esplendor não poderia deixar incólume a alma de uma artista que há 30 anos vive tentando traduzir a silenciosa mensagem das cores.
Foi assim, seduzida pelo tom violáceo da quarta estação, que Sonia resolveu finalmente entregar-se ao abstracionismo para declarar o seu intenso amor pela cidade que a recebeu de braços abertos. Vinda de Londrina, em 1.967, recém casada e ainda pueril em sua arte, Sonia considera-se adotada afetivamente pela terra onde, segundo ela, fez-se artista plástica de verdade.
“Aparências & Transparências” - abstrações invernais - é a 37ª exposição individual de Sonia que têm origem naquilo que a artista chamou de “exercício lúdico guiado pelo seu inconsciente”. Entre as diversas comemorações agendadas na programação municipal do aniversário da cidade, o público bauruense vai ter a oportunidade de conhecer uma nova faceta da pintora. Sem dúvida, uma experiência que será surpreendente para quem já tem uma idéia preconcebida sobre o estilo da artista.
Dia 5 de agosto a exposição estréia na Galeria da Assenag, podendo ser gratuitamente visitada pelo público até o dia 22. A mostra, que é uma realização da Assenag em parceria com o Atelier Sonia Gabriele em homenagem ao aniversário de Bauru, vai reunir 18 telas inéditas da artista que passeia por combinações inusitadas entre variadas cores, diferentes tipos de tintas e diversos materiais. Com esse importante evento cultural, alem de parabenizar a cidade, a Assenag também quer brindar seus 45 anos de existência, completados este ano.
Famosa pelo estilo figurativo, Sonia não resistiu ao empolgante prazer de dar vozes às cores que ela confessa já virem, há tempos, fervilhando no seu interior criativo, em busca de uma expressão livre de formas e contornos. Ora transparentes, ora opacas, as cores mancham as telas com tintas fortes ou diluídas, numa espécie de exercício lúdico que, segundo a artista, brota efusivamente do mundo interno enquanto ela se entrega à pintura ao som de suas músicas prediletas.
“Ouvindo música eu me afasto do cotidiano e me isolo em um universo particular onde entro em contato com a minha verdadeira fonte criativa e isso me dá tanto prazer que nem sinto o tempo passar”, é o que conta a artista sobre a sua experiência.
Desmanchando aos poucos as figuras definidas que sempre permearam sua temática artística, o abstrato veio vagarosamente se insinuando entre as telas de Sonia Gabriele. E o momento atual lhe pareceu bastante oportuno para realizar esse salto criativo. Depois de quase uma década de pesquisas e estudos sobre a técnica, uma série de inusitados abstratos seria um presente interessante para uma dupla comemoração: os 30 anos de sua carreira e os 115 anos de Bauru.
Com vernissage agendada para o dia 5, a partir das 20 horas, a exposição “Aparências & Transparências” - abstrações invernais - poderá ser visitada de segunda a sexta feira, das 8h às 17h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário