domingo, 21 de agosto de 2011

Olivier desvenda os segredos do bacalhau e aprende sobre a Açorda do Alent
















Olivier desvenda os segredos do bacalhau e aprende sobre a Açorda do Alentejo

A equipe do programa Diário do Olivier, da GNT, comandado pelo chef Olivier Anquier, já está em Portugal para gravar o programa sobre as atrações gastronômicas e turísticas do país. Ao todo serão cinco reportagens com os temas: Pastel de Tentúgal (Tentúgal/Coimbra); Lisboa moderna; O Bacalhau do Restaurante Tromba Rija, em Leiria; Açorda, em Évora, e Sardinha e pratos de peixes, em Sines.
Olivier já passou pelo restaurante Tromba Rija, em Leiria, um dos melhores de Portugal, onde foi recebido pelos donos Elizabeth e Fernando Real. Lá, aprendeu o segredo para demolhar e dessalgar o bacalhau.
O apresentador também já esteve em Coimbra, no fabuloso hotel Quinta das Lágrimas, um palácio que em outros tempos acolheu o Rei Dom Miguel e foi cenário do amor entre Pedro e Inês. Depois, o chef seguiu para o Alentejo, hospedando-se no Convento do Espinheiro, em Évora, onde foi recebido pela diretora comercial e subdiretora do hotel, Maria Carapinha, e Dinis Pires, o diretor geral. O luxuoso Convento do Espinheiro é Patrimônio Mundial da Unesco.
No Alentejo, Olivier Anquier aprendeu a fazer a tradicional Açorda (caldo fervido com pão, alho e azeite) com Miguel Costa Pinto do Restaurante Aqueduto. A receita, feita a seis mãos, pode ser conferida num dos programa do Diário de Olivier que vai ao ar a partir de novembro. No quarto programa da série Portugal, Olivier Anquier irá até Tróia e Sines para fazer pratos de peixes, especialmente Sardinha. “Será um programa imperdível!”, ressaltou o diretor do Turismo de Portugal no Brasil, Paulo Machado, que acompanha as gravações.
Nesta sexta-feira, Olivier foi homenageado com a condecoração de embaixador do Alentejo no Brasil, fazendo companhia para a apresentadora Hebe Carmargo, que também já ganhou o título. A nomeação foi no hotel Convento do Espinheiro, com a presença de Vitor Silva, secretário do Turismo do Alentejo, e Paulo Machado. A festa de condecoração teve direito a apresentação do tradicional Grupo de Cantares Alentejanos.
Esta é a terceira vez que Olivier viaja por Portugal para gravar reportagens a convite do Turismo de Portugal. Ele e sua equipe ficam no país até o dia 25 de agosto.

As fotos são do Turismo de Portugal/Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário