terça-feira, 28 de junho de 2011

Marcia Peltier Entrevista Neguinho da Beija Flor









O Programa Marcia Peltier Entrevista desta terça-feira, dia 28 de junho, recebe Luiz Antônio Feliciano Marcondes, o Neguinho da Beija-Flor, um dos maiores intérpretes de sambas do Brasil.

O pai era músico e já aos 10 anos de idade ele ganhou um concurso cantando um samba de Jamelão da Mangueira.

Ele nasceu em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. E foi de lá que veio o apelido famoso."Eu ficava lá no mangue do bairro onde morava caçando rã, caçando mussum e aí as pessoas falavam: esse neguinho da vala. E aí pegou", diz rindo.

Aliás, ele afirma que não quer mais ser chamado de puxador de samba. "Quando mestre Jamelão da Mangueira morreu, eu fui no velório e a viúva dele me chamou e disse: Neguinho, o último pedido do Jamelão foi para que você não aceite mais ser chamado de puxador de samba e sim intérprete de samba. E eu agora estou obedecendo ao mestre,que nunca gostou do termo puxador", revela.

Neguinho começou oficialmente como intérprete de samba em 1970. De lá pra cá, gravou vários discos, fez shows e ganhou em 1991 o Prêmio Sharp na categoria melhor cantor de samba. "A carreira do cantor de samba nas escolas está supervalorizada. Hoje em dia já tem intérprete tendo o passe comprado por outras agremiações. O último caso que eu soube, o cantor ganhou 200 mil reais para ir cantar por uma escola", afirma.

Mas quem vê este sorriso constante no rosto,às vezes nem lembra de outra grande vitória na vida dele: a luta contra um câncer."Eu descobri que estava com câncer no intestino e meu médico me disse: você tem que se apegar às coisas que você gosta, porque esta doença ,se você se abate, ela toma conta. Então resolvi abrir pra odo mundo que tinha o problema. Fiz uma operação que foi um sucesso. E hoje muitas pessoas me dizem: você, com seu exemplo, salvou minha vida. Acho que dei forças a muita gente pra enfrentar esta doença",fala.

E como este vitorioso em 12 campeonatos no carnaval do Rio de Janeiro, se define: "Eu acho que quando eu nasci, Deus olhou pra mim",finaliza.

O Programa Marcia Peltier Entrevista vai ao ar na CNT terça-feira, às 23h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário